O MARIDO, A MULHER E A MESMICE.

A vida conjugal pode facilmente, entrar em uma roda viva, em uma rotina que chega sorrateiramente, sem fazer alarde. A mesmice que um dia chegou como hóspede, aos poucos, vai adaptando-se ao casal e o casal a ela. A presença da mesmice hospedeira torna-se fixa e parte integrante do dia-a-dia dos dois. Agora, três: o marido, a mulher e a mesmice. E o pior de tudo é que a gente acostuma-se com a situação e essa convivência passa a ser "normal". Aliás, já prestou atenção como temos facilidade em adaptarmo-nos às coisas que não prestam e que fazem mal ao casamento? Mas, diante desse quadro, o que fazer para expulsar a mesmice, já enraizada em nosso relacionamento? Eis algumas sugestões: Em primeiro lugar, é preciso conscientizar-se da presença da mesmice na vida casal. Às vezes, é difícil, pois, tudo aparenta normalidade. Em seguida, os dois, em comum acordo, precisarão fazer um propósito firme de "quebrar a rotina", que é o cômodo onde a mesmice está confortavelmente, alojada. Quebrar a rotina, nem sempre é moleza. É necessário determinação e criatividade para fugir da mesmice que ainda, insistirá em ficar grudada no casal, mesmo durante o processo de quebra da rotina. Por fim, prestar atenção se as novas atividades estabelecidas na vida dos dois, não venham tornar-se, um pouco mais tarde, rotina, também. Afinal, não esqueça que a rotina é o alojamento da mesmice. Se erguerem novamente, o que antes, quebraram, a mesmice retorna sorrateiramente, sem fazer alarde. E eis o casal em uma nova roda viva, de morte relacional.