PALMEIRAS - O GIGANTE VERDE COM CEM ANOS DE GLÓRIAS, QUEDA PELA SEGUNDA VEZ!

PALMEIRAS QUASE CEM ANOS DE GLÓRIAS

O que acontece com o maior ganhador do século passado que agoniza sob a égide de uma administração equivocada, de conselheiros equivocados, de dirigentes equivocados. O que fizeram contigo meu grande alviverde imponente! Hoje nós choramos as desditas que impuseram a ti! Quando comecei o meu amor por ti, Tinhas um divino que era divino nos gramados, e que foi fruto de um belo poema. Hoje ao vê-lo com Leivinha um jogo beneficente no Clube do Juventus, as lágrimas rolaram dos meus olhos. Os grandes ídolos jamais deveriam envelhecer nunca; Jamais deveriam perecer nunca! Os dias de glórias não deveriam passar nunca! Mas como duram os dias de agonias! Parecem intermináveis! Meu Deus quando será que o amanhecer chegará? Que noite interminável e infinita! Onde está o sol que não aparece para alumiar o meu dia verde! Verde que te quero verde! Verde da minha vida e das minhas lágrimas de alegria e de tristezas.

Mesmo assim verdão do Palestra Itália, como o império romano que passou mas continua na história da humanidade, Palmeiras Palestra tu jamais sairás do meu coração! Não importam as chuvas e trovoadas! Não importam as tempestades que sempre estão te arrodeando por longos anos por causa da cobiça e a incompetência dos que querem ser seu pai mas que se transformam em padrastos da mediocridade. Tentam te destruir mas jamais conseguirão. As suas glórias e a sua história são maiores do que todos eles juntos multiplicados.

Verdão se tiveres que disputar a segunda divisão, que o faça com galhardia, como já o fizera anteriormente. Um time que recuperou a autoestima do brasileiro depois daquela traulitada de 1950 no Maracanã perdendo de dois a um de virada para o selecionado azul celeste do Uruguai. O Brasil inteiro emudeceu. Foi o maior silêncio que a nação jamais ouvirá outro igual! As lágrimas inundaram o país e a alma de todos que amavam o futebol e sonharam pelo primeiro título mundial também se inundaram as suas almas. Fez se noite na vida do futebol brasileiro até chegar o amanhecer tão demorado. E chegou com o grande Palmeiras em 1951 que, com mais de 130 mil torcedores no Maracanã e milhares acompanhando às transmissões via rádio, o verdão ganhou a Copa Rio e o grito que estava engasgado na garganta do brasileiro, soou mais alto pelos quatro quantos do país. A dignidade do futebol brasileiro estava recuperada. O Palmeiras teve que desfilar em carro aberto pelas principais ruas da cidade do Rio de Janeiro. Em São foi recepcionado na estação de trem por centenas de torcedores que acompanharam o futebol brasileiro, nas cores verdes do Palestra, desfilando em carro aberto. Ali não tinha as rivalidades dos adversários! Todos eram brasileiros felizes pela conquista do Brasil, através do Verdão. Naquele momento o Palmeiras era o Brasil! Era o futebol brasileiro! Era a redenção do futebol brasileiro. Conheci anos depois , já em decadência de vida um dos heróis daquele título: Rodrigues Tatu cuja crônica sobre o encontro está aqui no RL.

As glórias do Palmeiras não pararam por aí. Na inauguração do Estádio Magalhães Pinto, o Mineirão, o Verdão da Rua Turiassú, o Palmeiras imponente representou a seleção brasileira vencendo rivais sul americanos. O verde de Parque Antártica fez a amarelinha brilhar como estrela cintilante.

Hoje querem te destruir Palmeiras! Querem te ridiculariza! Querem te transformar em pequeno. Mas como o império romano, tu jamais serás pequeno e jamais deixará de fazer parte da história do futebol brasileiro! Se hoje somos pentacampeões e já em busca do sexto título, é porque a nossa dignidade começou com a Copa Rio lá em 1951. Esta glória jamais sairá da história do futebol brasileiro, mesmo que os imbecis e incautos tentam ofuscar, a história do futebol do Brasil renasceu em 1951 com o Palmeiras, que sempre foi perseguido. Teve que mudar de nome para não perder a sua pátria de chuteiras e escrever as suas glórias.

Hoje estão tentando colocar nódoas nas cores verdes mas não conseguirão. Como o futebol brasileiro renasceu das cinzas nas cores verdes do glorioso alviverde de Parque Antártica e se trouxe de volta a dignidade do futebol e o orgulho de uma nação de chuteiras verde e amarela, a nação brasileira de chuteiras, sem sombras de dúvidas, também será capaz de renascer das cinzas, desde que os péssimos feitores deixem. Velharada decrépita do Parque Antártica , peçam licença para cagar e disfarçadamente não retorne ao palmeiras! Deixem que o nosso verdão renasça e retome o seu lugar de grande. Não é possível que o maior ganhador do futebol brasileiro do século passado complete o seu centenário deitado no gramado, ao invés de pé e imponente! Divino, que saudades! Deus do futebo onde estás que não responde! Em que céus tu te escondes! Leve estes imbecis que querem enterrar o verdão para os quintos dos infernos!

VAMOS, MAS VOLTAREMOS MAIS FORTES DO QUE NUNCA! MESMO AGONIZANTES MUITOS TREMEM QUANDO VEEM A COR VERDE NA FRENTE!

Aos amigos do programa de rádio na Rádio Imprensa FM de todas as segundas feiras das vinte uma até às vinte e duas horas, única voz oficial que temos no ar(Paixão Alvivrde) esta tristeza se tona pequena porque o desabafo de vocês e as suas vozes são o meu consolo e de muitos palmeirenses.(Joãozinho de Dona Rosa)

A arte e Ademir da Guia:

- Poema “Ademir da Guia” de João Cabral de Melo Neto, Publicado no livro Museu deTudo (1975).que sintetiza o futebol do Divino:

Ademir impõe com seu jogo

O ritmo do chumbo (e o peso)

Da lesma, da câmara lenta,

Do homem dentro do pesadelo

Ritmo líquido se infiltrando

No adversário, grosso, de dentro,

Impondo-lhe o que ele deseja,

Mandando nele,

Apodrecendo-o

Ritmo morno, de andar na areia,

De água doente de alagados,

Entorpecendo e então atando

O mais irrequieto adversário

AVANTI PALMEIRAS!!!

(Por Neusa Staut de Ponta Porã- MS)

Somos uma verde nação

Que torce e vibra de emoção

a cada lance, a cada gol

faz explodir nosso coração

Somos loucos e apaixonados

pelos guerreiros do gramado

gigantes que nos faz vibrar de alegria

Tantos títulos, tantas glórias

fazendo parte da nossa história

Uma história de amor inabalável

que nos leva as lágrimas

de alegria ou de tristeza

mas estamos sempre contigo

para o que der e vier!

Avanti Palmeiras...

Balance a rede

com raça e paixão

Somos palmeirenses

de alma e de coração

Sorrimos e choramos

Torcemos e vibramos

Cantamos nosso hino

Com força e determinação

Palmeiras avanti...

siga em frente, confiante

com garra e luta

cabeça erguida e fé na labuta

Afinal somos alviverdes...

do verde da esperança!!!

A todos o palmeirenses que amam o nosso time, seja em que divisão estiver!!!

Uma vez palmeiras, palmeiras até morrer!!!

Neusa Staut!

Ponta Porã- MS

Conquistas

Internacionais

• Copa Rio - 1951

• Copa Libertadores da América - 1999

• Copa Mercosul - 1998

• Troféu Ramón de Carranza (Espanha) - 1969, 1974 e 1975

• Torneio do México (México) - 1959

• Torneio Quadrangular de Lima (Peru) - 1962

• Torneio Cidade de Manízales (Colómbia) - 1962

• Torneio de Florença (Itália) - 1963

• Torneio Pentagonal de Guadalajara (México) - 1963

• Copa IV Centenário do Rio de Janeiro (Brasil) - 1965

• Torneio Quadrangular João Havelange (Brasil) - 1966

• Copa Brasil-Japão (Japão) - 1967

• Copa da Grécia (Grécia) - 1970

• Torneio de Mar del Plata (Argentina - Uruguai) - 1972

• Copa Kirin (Japão) - 1978

• Torneio Euro-América (Brasil) - 1991, 1996

• Copa Imigração Italiana (Brasil) - 1975

• Copa Brasil Itália (Brasil) - 1994

• Torneio Lev Yashin (Russia) - 1994

• Torneio Naranja (Espanha) - 1997

Títulos Nacionais

• Campeonato Brasileiro - 1972, 1973, 1993 e 1994

• Torneio Roberto Gomes Pedrosa - 1967 e 1969

• Copa do Brasil - 1998 2012

• Taça Brasil - 1960 e 1967

• Copa dos Campeões - 2000

• Campeonato Brasileiro Série B - 2003

Títulos Interestaduais

• Torneio Rio-São Paulo - 1933, 1951, 1965, 1993 e 2000

• Taça de Campeões Rio-São Paulo - 1926, 1934, 1942 e 1947

• Troféu Porto Alegre - 1936

• Torneio da Bahia - 1937

• Torneio do Paraná - 1938

• Torneio Quadrangular de Fortaleza - 1938

• Torneio de Inauguração do Pacaembu - 1940

• Torneio de Belo Horizonte - 1945

• Troféu Rio Grande do Sul - 1946

• Taça de Campeões São Paulo-Bahia - 1948

• Torneio Quadrangular São Paulo-Rio - 1952

• Torneio Quadrangular do Recife - 1955

• Torneio do Café - 1984

• Taça Maria Quitéria - 1997

• Taça Governador de Goiás - 1997

Títulos Estaduais

• Campeonato Paulista - 1920, 1926 (invicto), 1927, 1932 (invicto), 1933, 1934, 1936, 1940, 1942, 1944, 1947,1950, 1959 (supercampeão), 1963, 1966, 1972 (invicto), 1974, 1976, 1993, 1994 e 1996, 2008

• Campeonato Paulista Extra - 1926 (invicto) e 1938

• Taça Estadual de Campeões (Taça Competência) - 1920, 1926, 1927 e 1932

• Taça Ballor - 1926 e 1927

• Torneio Início do Campeonato Paulista - 1927, 1930, 1935, 1939, 1942, 1946 e 1969

• Taça dos Invictos - 1933, 1934, 1972, 1973, 1974, 1989

• Troféu Campeoníssimo - 1942

• Taça Cidade de São Paulo - 1945, 1946, 1950, 1951

• Torneio Roberto Ugolini - 1959, 1960

• Torneio de Classificação Paulistano - 1969

• Taça Piratininga - 1963, 1965 e 1966

• Torneio Laudo Natel - 1972

• Troféu Gazeta Esportiva - 1979

• Troféu José Maria Marín - 1987

• Troféu Athiê Jorge Coury - 1993

Títulos honoríficos

• Campeão Honorário do Brasil - 1926, 1933 e 1947

• Campeão do Ano Santo - 1950

• Campeão das Cinco Coroas - 1950 e 1951

• Fita Azul (excursões ao exterior) - 1962, 1972 e 1994

• Troféu da IFFHS (Federação Internacional de História e Estatística de Futebol) - 1999

Dados tirados da internet