Alô, Vera!
 
 

Há muito tempo, quando ainda nem se falava em shampoos e produtos com aloe vera, encontrando um pé de babosa no jardim da minha mãe, passei o gel nos meus cabelos que ficaram macios e sedosos. Como era jovem e não estava preocupada em ‘recuperar’ nada, depois de uma temporada cansei e deixei de lado aquela função. Acabei me esquecendo da planta.

Mais recentemente, incomodada com uma carequinha que começou a despontar no meu cocuruto, andei atrás de cremes especiais contra a queda dos cabelos. Usei um que fez efeito, fabricado artesanalmente por uma senhora aqui da terra, que dizia conter babosa na receita. E como essas coisas dão trabalho, disfarçada a carequinha, novamente me cansei.

Mas, porém, eis que outro dia, examinando de perto umas flores azuis (íris – da família dos lírios) que tenho aqui, descobri junto delas umas moitas de babosa que nasceram sozinhas. Presente da natureza! Agora que são alardeadas mil e uma vantagens da babosa, quero voltar a utilizá-la. Dizem que faz bem para a pele: tira manchas, é cicatrizante e hidratante. Além disso, parece que tem também outras propriedades. Compressas feitas com seu gel são antitérmicas, analgésicas e anti-inflamatórias. Obtive essas informações através de leituras, não posso afirmar nada... Li também que se pode ingerir esse gel em forma de suco, misturado com frutas trituradas no liquidificador... antibiótico, energético, digestivo e desintoxicante.

No entanto é preciso muito cuidado, melhor pedir informações mais precisas a um médico. Ouvi dizer que a casca da babosa pode causar intoxicação.




(Foto da autora)