Viajando em Prosa

Viajando em prosa

Chegamos de longa jornada à cidade do sonho, Sonho sonhado e enfatizado durante dois dias; horas e minutos se passavam e a esperança pelo “novo” e pelo vir- a- ser falavam mais alto; e esse emaranhado de cansaço e prazer confundia- se a cada momento.

Novos amigos surgiram. Semblantes meigos, envoltos na magia de diferentes imaginações, perdiam-se no acaso; uns intimidados por serem a primeira vez, outros, mais atentos, embebidos no fantástico do entardecer. Abraços e beijos se misturavam e novas amizades acabavam de nascer.

-“São todos artistas? Talvez não! – A maioria, professores em férias, comprometidos com a paz e o sossego total. Outros, mais jovens e cúmplices, sabem quão árduos é o dia-a-dia de ser estudante e profissional ao mesmo tempo”. Por isso consagram- se e comungam dessa mesma alegria viajando Mato Grosso do Sul via estado da Bahia com destino à bela cidade de Ilhéus.

É uma longa e fatídica estrada; talvez por isso um aconchego é preciso, um acalento que preencha cada vazio, cada angústia, cada coração. O sono é tranquilo, embalado pelo balançar do ônibus que expressa o sossego e a maestria de quem o carrega: são eles dois homens iluminados, bonitos e esculturais, movidos pelo encanto e beleza de dois corpos indivisíveis.

Emoção e realidade compartilhavam-se o tempo todo e faziam brotar uma infinidade de novos talentos: artistas, cantores e contadores de histórias que davam o tom e abrilhantavam o entardecer buscando, a cada momento, um motivo para o novo amanhecer, seguindo adiante todos atentos a cada curva, vislumbrando a exuberância natural das serras e pântanos. Todos resistentes à monotonia, enquanto o Kill filmava o Jr fotografava, e a autêntica Billi abria uma nova página do seu repertório de piadas. Os meninos e as meninas se revezavam no concurso de videokê, sempre contemplados pelas concessões da guia Sô, amiga, solícita e verdadeira. E aí valia tudo: o esplêndido sono da Lili, a traquinagem da Jô, o aguçado discurso com acentuada agenda lusitano e europeu da Tina, evidenciada sempre pela forte dose de mensagens cristã e filosófica da Hilma. É a ênfase da música, da poesia, da oração, do esoterismo, do místico consagrando-se com a filosofia. Sensibilidade, amor, paixão e realidade cruzam-se e culminam com os sonhos e ideais de cada visitante. Caminhos tortuosos, entremeados pela vegetação, ganham formas, abraça o morro, a serra, o vale, a ressaca, no mais íntimo de cada ser.

Pulsa cada coração, e cada quilômetro rodado personaliza uma nova esperança: a de apontar à primeira cidade do trajeto. É a encantadora Belo Horizonte, com seu belo sorriso que se manifesta, abrindo seu portão de chegada e nos recebendo para o aconchego do descanso. É a capital mineira que se faz presente com um ar de felicidade, um cumprimento amigo e um forte êxtase de mergulhar nesse recanto. É o refúgio de cada visitante.

A trajetória continua rumo a Porto Seguro, a excelência que exala nobreza arquitetada pela beleza de sua vegetação colorida, protegendo e alimentando suas serras contornadas pela leveza do mar que, envaidecido, acolhe a lua cheia iluminando seus descendentes.

É a celebração do primeiro encontro e a concretização do primeiro sonho prometido. Alguns dias se passaram e a curtição da cidade histórica veio à tona: é o índio com o seu estilo próprio e exuberância natural, é a lembrança de Bartolomeu, Caminha e Cabral; é o cheiro de suor, da terra e o sabor do cacau, é a música, a dança, a escultura e a performance que se refletem em cada manifestação artística da região. Prosseguiam-se arquitetando cada pensamento, cada emoção em busca do encontro e repouso desejado. O ritmo de alegria não se desconectava e, ao longo do tempo, esboçavam-se os sonhos diante da implacável beleza tropical.

Troncoso, cidade que traz a marca de Elba Ramalho, apresenta a mais bela paisagem, o acervo cultural e artístico que enriquece seu povo e encanta quem quer que seja.

Surge Itabuna, a marca irrefutável do célebre e imortal escritor baiano reverenciado em Mar Morto e em tantas outras obras.

Chega-se ao ponto final. Não se sabe como nem por que, mas é exatamente aqui, em Ilhéus, que reside o sonho de se ver nascer em cada manhã à esperança de um novo dia. É a terra de Jorge Amado, o romancista, o cantor da Bahia, da amplitude lírica, pois dizem que o vendaval que ele desata, vem da alma do povo, do amor e da solidariedade. É aqui que Jorge Amado desfilou seus personagens, refletindo homens, mulheres, o mar, a mata atlântica, o folclore e a magia da região.

Aqui, um enlevo de sorriso e lágrima se confunde, e um transbordar de emoções brota em cada coração: é o aconchegante Eco resort Tororomba que marca presença, abrindo suas portas e nos oferecendo sua luxuosa hospedagem com eletrizante descanso e lazer, como se fosse o milagre da criação.

É a baiana com sua sensibilidade no manuseio dos seus dotes culinários, através da confecção da típica tapioca. São os instrutores de lazer que se confundem com as belezas naturais na expressão artística e profissional, oferecendo aos clientes o melhor trabalho, arte e cidadania, traduzindo no jeito de ser e no convívio simpático de cada um.

Viajamos e aprendemos sempre com os encantos dessa trajetória, pois reconhecidamente, o nascer do sol, a luz, o mar e a maresia se completam a cada manhã, trazendo a certeza de que sonho que se sonha junto se concretiza nessa merecida realização.

Iolete Moreira.

Iolete Moreira
Enviado por Iolete Moreira em 18/11/2012
Código do texto: T3992544
Classificação de conteúdo: seguro