Flamboyant
À sombra de um flamboyant, "onde os sonhos renascem de uma infância onde tudo era flores e paz."
Hoje, meus olhos contemplaram um belíssimo Flamboyant plantado pelas belas mãos de “Fios Dourados”.
O Flamboyant é árvore originária das Antilhas, de flores vermelhas, do gênero Poinciana. Segundo a Wikipédia, a Delonix regia (anteriormente, Poinciana regia Boj.), também conhecida porflor-do-paraíso, pau-rosa, flamboyant, flamboiaiã[1], flamboaiã eacácia-rubra, é uma árvore da família das leguminosas (Fabaceae). É nativa da ilha de Madagáscar e da África tropical.
Deparei com esta imagem e fui tomado por um arroubo de reminiscência e sonho. Eu tenho uma relação especial com Flamboyants, na minha infância em Belo Horizonte, meu primeiro amigo foi um Flamboyant. Infelizmente há quem até hoje não plantou uma árvore, ao contrário de mim, plantei a minha primeira árvore aos cinco anos de idade.
Plantar era a minha brincadeira predileta, a magia da semente germinando, eclodindo em verde e vida, sempre me encantou. E lá estava eu, deitando em terra a semente de meu Flamboyant. Era como se estivesse plantando um sonho. Foi quando aprendi que sonhos são sementes que plantamos, e que; se soubermos cuidar, eles vão germinar e serão grandes árvores a gerar frutos.
Assim foi com a sementinha que plantei, cresceu e tornou-se um belo e pomposo Flamboyant. Mais que isso, criamos entre nós um elo de afetividade. Era com ele que eu me abria, fazia minhas confidências, ria minhas alegrias e chorava as tristezas. Nos momentos de carência, lá estava o meu Flamboyant, pronto para aquele abraço gostoso, daqueles que somente um verdadeiro amigo sabe dar.
Infelizmente, o meu amigo já se foi, a impiedade do machado e do que chamamos de progresso e benfeitorias, levaram-no de mim.
À sombra do meu amigo, sonhei os meus mais belos sonhos; alguns foram realizados, outros não, e muitos que ainda serão realidade.
Hoje, ao ver a foto deste lindo Flamboyant, bateu uma baita saudade do meu amigo. Saudade e melancolia que só são atenuadas pela alegria de saber irei abraçar em breve; não somente o novo “Flamboyant Amigo”; como também a sua tutora, ver de perto o "Sorriso Lindo" de “Fios Dourados”. E tudo isso num pedaço de paraíso dos mais lindos que já vi.
"É justamente a possibilidade de realizar um sonho que torna a vida interessante."
Vou ali, ser feliz. Beijo do Wandy!