ÀS AVESSAS

Prof. Antônio de Oliveira

antonioliveira2011@live.com

Às avessas é uma locução adverbial que significa de modo inverso, ao contrário, do avesso. Pois é. Com o tempo, uma palavra às vezes se torna antônima de si mesma. Fenômeno linguístico comum, aliás, pois decorrente da própria natureza humana, uma vez que o ser humano é useiro e vezeiro em deturpar as coisas, as instituições, as religiões, a política, a chamada democracia. Os maiores ditadores se dizem democratas, protetores do povo. E essa deturpação ou descaracterização em geral se dá por interesse, pelo gostinho do poder. No poema de Goethe, Fausto, em troca da satisfação de seus desejos, chega a vender a alma ao diabo. Por interesse se faz qualquer negócio, qualquer barganha, qualquer toma-lá dá-cá. Esquerda e direita se aliam e se alinham em nome da governabilidade.

Carl Jung se interessou vivamente pelo estudo da conjunção dos contrários. Freud também explica. Forças contrárias se atraem, símbolos opostos se misturam. A palavra “formidável”, por exemplo, vem de “formido”, medo, em latim, o que corresponderia a medonho. Formidável hoje, no entanto, significa o contrário: filme formidável é um filme muito bom, não necessariamente um filme de terror. Entre os gregos e romanos, bárbaro era simplesmente palavra designativa de estrangeiro. Com o tempo, pela associação com a crueldade do estrangeiro invasor, bárbaro passou a significar alguém cruel, desumano.

A palavra ministro, ao pé da letra, em latim, significa aquele que serve; ministra, aquela que serve. Hoje em dia, ser ministro é cargo disputado, é honraria, é ser servido; é dispor de tráfico de influência, é ser vulnerável a oferta de vantagens pessoais.

Veneno se cura com contraveneno. Alopatia e homeopatia constituem, ambas, recursos terapêuticos. Antibióticos são usados como “probióticos”. A expressão “pois não”, aparentemente negativa, equivale a estar de acordo. Cada palavra faz pensar no seu oposto.

E ainda há quem diga “dessa água não beberei”, considerando-se imune àquilo que condena nos outros. No caso do dinheiro público, o impostômetro registra a força do vendaval. E muito dinheiro fácil na mão é tentação.

Eh! Nada como um dia depois do outro...

Antônio Oliveira MG
Enviado por Antônio Oliveira MG em 18/11/2012
Código do texto: T3992145
Classificação de conteúdo: seguro