PREFIRO PERDER A VIDA...

O ministro da Justiça, José Eduardo Cardozo, disse nesta que preferiria morrer a ter que passar muitos anos preso numa penitenciária brasileira, caso fosse condenado por algum crime. A conversa foi com empresários em São Paulo, numa palestra em que Cardozo respondeu a pergunta sobre se concordava com a pena de morte. Cardozo disse ser contrário à pena capital e afirmou que os presídios do Brasil têm condições “medievais”. Ele citou problemas que eles há décadas enfrentam, como a violência entre presos, que acaba levando à morte de outros reclusos.

Infelizmente, os presídios no Brasil ainda são medievais. E as condições dentro dos presídios brasileiros ainda precisam ser muito melhoradas. Entre passar anos num presídio do Brasil e perder a vida, talvez eu preferisse perder a vida, porque não há nada mais degradante para um ser humano do que ser violado em seus direitos humanos, disse Cardozo, ao se referir à vida nas cadeias como “desrespeitosa”, “degradante” e “não dignificante”.

Seria possível começar a enxergar o fim dessa estrada? Ora, provavelmente é só coincidência que no momento em que os réus do mensalão foram condenados, passa-se a uma preocupação com o sistema carcerário do país, que seja feita a vossa vontade, assim para os mensaleiros, como para os demais presos, que certamente terão de ser beneficiados em benefício de outros..

A partir de agora vai haver revira volta nos cárceres brasileiros, tudo em prol de tantos detentos injustiçados pela “desrespeitosa”, “degradante” e “não dignificante” maneira com que são tratados há décadas e mais décadas. Mas, um dia viria em que tudo isso seria visto pelas autoridades e as providências seriam tomadas.

Recife, 17/11/2012

J Vidal el Che
Enviado por J Vidal el Che em 17/11/2012
Reeditado em 11/02/2013
Código do texto: T3990252
Classificação de conteúdo: seguro