Feriadão & Roupa Nova
Sexta-feira 16 hoje.
Sabiam que só tivemos duas sextas 16 em 2012? Hoje e outra em março. Por conseguinte e igualmente, só t(ive)(ere)mos duas sextas 23 no ano, nos mesmos meses.
Logo, antecipo, meus caros fiéis 23 leitores, que farei outra crônica especial sobre Sexta 23 na semana que vem. Quem quiser dar uma olhada na anterior para ver/rever qual é o lance, é só procurar na relação dos meus textos aqui no RL a crônica de 23 de março: "23, a Crônica". Na semana que vem será "23, a Crônica - II".
Original né? Kkkkkkkkkkkkkkkk.
Tá, mas o assunto é o feriadão da Proclamação da República e um show do Roupa Nova que acontece daqui a pouco (às 20h) aqui em Charky City, no Parcão da cidade, aberto ao público.
Diz a história que o Deodoro da Fonseca estava tri mal dos intestinos quando da PROCLAMAÇÃO DA REPÚBLICA, ou seja, estava literalmente fazendo m#$%a no período. E num golpe de estado nasceu a República no Brasil, assim sem querer, pois nem era desejo de Deodoro derrubar o Imperador, só o ministério do mesmo. Depois, mais a noite, derrubado o ministério, resolveram aproveitar e derrubar Dom Pedro II também. E assim, nas coxas e com diarréia, meio no improviso, sem querer querendo, nasceu a República.
E dia 15 foi ontem e hoje estamos emendando o feriado, agora um feriadão, e não vejo ninguém comemorar a Proclamação da República, mas sim a folga para dar uma escapulida pra serra ou pro mar, a maioria, desconfio, sem nem mesmo saber que feriado é esse ou até ignorar quem foi o Deodoro e o que esse cara tem a ver com isso.
Assim minha crônica é cultura, e quem a leu até aqui já sabe algo sobre a efeméride.
Eu nem ia ir nesse show do ROUPA NOVA, mas daí passei pelo Parcão e vi a enorme estrutura montada e mudei de idéia. Vou ir lá, vai ser uma experiência cultural, antropológica e sociológica interessante, pois certamente 70% da população de Charky City vai estar lá, cerca de 30 mil pessoas.
Só não vai quem deu uma banda neste feriadão da... Do que mesmo é o feriado? Ah, não leu a primeira parte da crônica né!!! Eu coloquei as duas partes da crônica destacadas por letras maiúsculas para fazer um pega-ratão com os que só iam ler a parte do Roupa Nova. Viram, sou um cronista cheio de armadilhas, é quase um perigo ler-me!
Está legal a estrutura, um baita palco, como dizemos aqui em Charky City. Na frente tem a ponta de uma proa de um navio estilizada, com as letras CRN no "casco". Não, não é a sigla da empresa que está fazendo 50 anos e que está bancando o show. Significa Cruzeiro Roupa Nova. Na boa, meio chinfrin essa alegoria, esperava algo mais portentoso. Mas o palco está muito bom e o equipamento dos caras é de primeira. Vai ser um show bom, pois os caras são bons.
Na hora que eu cheguei lá para dar uma conferida um dos roadies estava passando o som de uma guitarra de dois braços, em cima um braço de 12 cordas e embaixo um braço de seis, tradicional. O cara tocou uns acordes de Knocking On Heaven's Door na versão do Guns N Roses para testar.
Claro, o Slash, mítico guitarrista do Guns, usa uma guitarra assim, que foi imortalizada no rock por Jimmy Page, guitarrista do Led Zeppelin. E o cara depois tocou os arpejos iniciais de Stairway to Heaven do Led. Só que tocou no braço de 12 cordas, e o Page tocava esses arpejos da primeira parte da canção no braço de baixo, de seis cordas.
Tá, é preciosismo meu, estou querendo me aparecer pra vocês e mostrar o quanto eu conheço de rock setentista em seus mínimos detalhes técnicos. De qualquer forma, minha coluna hoje está tri educativa, cheias de coisas legais né?
Espero que tenham gostado. Vou lá tomar banho que a Louise tá louca pra ir ver o show. Sabe como é, as minas de 40 adoram o Roupa Nova. Fui.
(PS - domingo, 18nov2012 - Caros 23 fiéis leitores, se tiver um show do Roupa Nova na sua cidade ou região, aconselho-vos a ir. Não que os caras sejam bons, eles são bons demais! Foi muito bom o show que mencionei na crônica acima, acima das expectativas, um superhipermegaultrasowzaço. Maravilhoso, excelente. Se vocês tem quarenta ou mais, então, é simplesmente imperdível!!!)
----------
Era isso pessoal. Toda sexta, final de tarde, estarei aqui no RL com uma nova crônica. Abraço a todos e bom feriadão.
Meus textos (com fotos) estão também no meu Blog:
http://charkycity.blogspot.com