“Esse cara sou eu”!

Todos se arvoram em dizer que são “o cara”. Ninguém quer ser apenas mais um, e agora usam tal frase para se auto-elogiarem e promoverem-se. “O cara”, o dito, é aquele ser que só tem virtudes, que é a perfeição em tudo que faz. Lula é “o cara”! O cara que nunca soube o que acontecia a sua volta, que fez o marketing do seu nome na politicagem explícita. Lula realmente é “o cara”!

Também tinha “o cara” que se revoltava com a burguesia, mas adorava ser o filho dela. Bradava “a burguesia fede”, mas adorava cheirá-la, dizia uma coisa e fazia outra. Caras assim alimentaram o discurso hipócrita e falacioso. Obama também é “o cara”! O cara que tenta manter a qualquer custo o poder dominante de um país. O cara que quer o poder para subjugar, para manter um estado de coisas, que privilegie apenas o seu umbigo. O cara é ambicioso. Romário era “o cara”! Jogava uma bolinha – comparado a Zico e Pelé - e se arvorava ser o tal. Fez mais de mil gols e não mentiu, pois replay também se conta. Ele é “o cara”! O cara de pau!

Roberto Carlos agora canta em alto e bom som que ele é “o cara”! As mulheres sonham, deliram, fantasiam e abraçam a personagem. Muitas acusam maridos e namorados, comparando-os ao cara da canção. Roberto está fazendo um desserviço, pois “o cara” é ele e não nós. As mulheres sonham e os homens mostram que o amor é que tem que ser “o cara”.

Eu digo, afirmo, na verdade “o cara” sou eu! Sou o cara que sabe das coisas, diferente do cara que não sabia de nada, mas, sabia muito. Sei que sou bonito, charmoso e por que não gostoso? Sou o cara que ataca o sistema e procura quebrar suas amarras. Não sigo falando algo e fazendo outra coisa, tal qual o cantor revoltadinho. Sou o cara que não fez mais de mil gols, mas tenho mil garotas querendo passear comigo, mora? Sou “o cara” mesmo, pois brasileiro nato que sou, faço das mazelas um carnaval, domino tudo com minha euforia. “Esse cara sou eu” sim! O cara de pau que mesmo ganhando uma miséria faz festa pela vida; mesmo com o corpo construído em botecos tem mulheres aos seus pés. “Esse cara sou eu”! E que ninguém tenha a ousadia de dizer o contrário.

Mário Paternostro