CONFIANÇA QUEBRADA

Confiança é um sentimento maravilhoso e fundamental em todos os relacionamentos, pois, ela nos dá repouso à alma e nos faz descansar, sem a preocupação da análise crítica para a escolha entre o certo e o errado, entre o positivo e o negativo. Quando algo nos é apresentado por quem confiamos, recebemos o fato como coisa certa. Disse? Tá dito. Fez? Tá feito. Confiança é algo conquistado, depois de muitas provas, onde, cada uma delas, reforça as anteriores e vão nos dando mais segurança por aquelas que ainda estão por vir. Quando confiamos, entregamos o nosso senso de discernimento nas mãos do outro, abrimos a guarda e ficamos à mercê daquele em quem confiamos. É por isso que quando a confiança é quebrada, o relacionamento fica rendido aos pés da decepção. A alma se abate e o espírito chora, não somente os olhos. Se a confiança foi perdida por conta de atitudes, não serão somente, por palavras que ela será reconquistada. Agora, só novas atitudes é que poderão repor o que foi tirado, sarar o que foi ferido, ressuscitar o que foi morto dentro de nós. Quem provocou a quebra da confiança precisa se dispor, humildemente, a pagar o preço da reconstrução. Nem sempre é fácil, mas, é possível. Quando, da parte de quem feriu, necessário se faz arrependimento e coragem para pedir perdão, seguidos de “frutos dignos de arrependimento”. E, da parte ferida, é preciso uma dose enorme de amor, o suficiente para liberar perdão. Quem conseguiu reconquistar a confiança perdida tem, sobre si, porção dobrada de bênçãos, mas, também, responsabilidade triplicada em abençoar a quem reconquistou.