“ A RAINHA DA QUADRA DE IÚNA “

Como era bom este nosso Iúna de antigamente, aonde nada tinha, mas tínhamos festas, brincadeiras, bois pintadinhos, eleição para a rainha da quadra e muitos outros divertimentos.

Todo ano o Senhor Romeu Rios, fazia a eleição da rinha da quadra,para dar encerramento ao mês do folclore em nossa cidade.

Todo mundo durante um mês corria para perto da casa de Romeu Rios, a espera do Boi Pintadinho e da Mulinha, que fazia a festa durante um mês.

A cada dia mais e mais gente se aglomerava para brincar pelas principais ruas com o boi e a mulinha.

O Neném Machado era o que entrava na mulinha e fazia isto com muito amor e carinho, o boi era mais que especial, pois tinha olhos de espelho, pano de onça, balaio de bambu, e uma cabeça de boi que todo ano o matadouro preparava para o Romeu fazer o boi e poder soltar no mês certo nas ruas de Iúna.

A criançada tinha medo, mas não fugia da raia, corria, gritava, tinha medo, medo de levar uma chifrada do boi.

A cantoria era linda, todos cantavam felizes, tocadores de sanfona, pandeiro, uma alegria geral quando o boi era avistado de muito longe, eles começavam a cantar este boi não é meu hei boi, este boi e do Romeu hei boi.

No ultimo dia tinha a tão sonhada coroação da Rainha da Quadra que era uma festa a parte, pois além da Rainha tinha baile quase a noite toda.

Todo ano a Rainha era a Antônia que de beleza nada tinha, mas tinha no coração a simplicidade de uma empregada que trabalhava na Santa Casa de Iúna ( hoje o Batalhão da Policia Militar ), e a sua maior alegria era poder sentar no trono e se sentir a rainha e ser coroada como a mais bela de todas.

Até coroa tinha, com lindas pedras brilhantes que brilhavam na cabeça de Antônia, que sorrindo ficava para o povo que ali estava a observar a tua coroação.

Antônia, simples, singela, mulher que nunca amou e nem foi amada na vida, que nunca se apaixonou e nem um namorado teve na vida.

Dr. Paulo Couto Soares médico de Guaçui que estava em Iúna toda semana, sempre conversava com o Romeu Rios e que felicidade ele ficava quando chegava o dia do baile e da coroação da Rainha.

Forma-se autoridades na Quadra que hoje é o posto de gasolina no centro da cidade, quanta gente, quanta festa, quanta lembrança dos momentos bons que se foram e que nunca mais voltam, foram muitas histórias que vivemos que se parássemos um pouco para escrever não teríamos um livro somente escrito, mas muitos capítulos.

Parabéns Iúna do Boi Pintadinho e da Rainha da Quadra, um dia fostes feliz e hoje somente se vive do passado, pois se precisarmos de verba para montar um boi ou uma mulinha, temos que recorrer a diversas idas na Prefeitura e nunca conseguimos nada, pois é um empurra, empurra, que nunca chagamos na pessoa certa para nos atender.

Espero que um dia isto volte, mas volte somente com amor, mas nada de voltar com interesse político e nem mesmo com interesse de encher os bolsos de quem faz.

Marcus Rios

Poeta Iunense - Acadêmico -

Membro Efetivo da Academia Iunense de Letras (AIL)

Embaixador da Paz

Poeta del Mundo

Membro do Portal Cen de Portugal

Membro dos Poetas e Escritores do Amor e da Paz

Membro do Mar das Letras

Membro do Beco dos Poetas

Membro da Associação Internacional de Escritores e Artistas

AVSPE ( Academia Virtual Sala de Poetas e Escritores )

Marcus Rios
Enviado por Marcus Rios em 15/11/2012
Código do texto: T3987147
Classificação de conteúdo: seguro