Um Pingo de Ironia

Ser irá chover ou não, é sempre conversa de taxista, de ponto de ônibus, de sala de espera. Enfim, é um motivo (muitas vezes inútil. OK, completamente inútil) para você puxar um papo com um desconhecido. Mas eu acho que hoje vai chover. Aliás, já está chovendo. Mais que aliás, choveu o dia inteiro. (Será que o rio já transbordou?) E é do dias chuvosos que quero falar. Eu odeio dias chuvosos. Na verdade, eu odeio as pessoas em dias chuvosos.

Claro que, se você for permanecer em casa, o dia chuvoso não alterará sua rotina, com algumas exceções: caso resida em alguma cidade do Rio de Janeiro (que se nunca foi atingida pela chuva, irá ser atingida), ou, mais recentemente, em Minas Gerais, fique em alerta. Na verdade, caso seja brasileiro, fique sempre em alerta.

Mas então, como ia dizendo...

Eu odeio dias chuvosos. Na verdade, eu odeio as pessoas em dias chuvosos (eu já disse isso? Já? Ah! Foda-se! É pra enfatizar). E vou dizer porquê: quando você realmente precisa sair de casa e quando você (assim como eu) não possui um automóvel, a situação complica. Complica mais ainda quando sua cidade não possui calçadas com buracos, mas buracos com calçadas. Quando você pensa que é só uma “pocinha”, dava pra dar um salto de trampolim. E quando as pessoas que tem automóvel passam sobre as águas como se fossem um rally? Parece que querem mostrar: “Ei babaca, eu tenho um carro e você não!” (HAHAHA – imaginem uma risada maléfica). Mas, o pior de tudo? Quando preciso andar de sombrinha (guarda-chuva, chapéu... CHAPÉU! É, dizem por aí chapéu...) pelos buracos com calçada. Pior: com mil pessoas se movimentando. Pra se tornar mais dramático: mil pessoas que não sabem usar suas sombrinhas, guarda-chuvas, chapéus...CHAPÉUS! É drástico e dá raiva. Eu gostaria de bater em todas as pessoas naquele momento. Será que não percebem que, se não há espaço numa calçada, o ideal é fechar a sombrinha? Ou, se existe alguém com uma sobrinha vindo em sua direção e o espaço é curto, você simplesmente pode incliná-la pro lado? Ou ainda, que não se para pra conversar no meio da calçada em dia de chuva?! Meu Deus! Essas pessoas gostam de complicar a vida da gente. Então a solução (porque você não tem um carro) é andar de ônibus (não, não tem metrô, nem trem, nem barca. Aqui não é cidade grande) para se livrar de pessoas estúpidas que não sabem manusear suas sombrinhas, seus guarda-chuvas e seus chapéus...CHAPÉUS! Mas eis algo triste (principalmente se o ônibus estiver lotado), o cheiro de cachorro molhado que fica dentro do ônibus. Já reparou? O pior é quando você olha pros lados, está chovendo demais e, como as pessoas estão ali para se livrarem da chuva, não abrem as janelas (não, não tem ar-condicionado nos ônibus. Aqui não é cidade grande). Eu quase morro por asfixia.

No fim das contas? Aguente as pessoas estúpidas que não sabem andar com suas sombrinhas, seus guarda-chuvas e seus chapéus...CHAPÉUS, pelo menos tem ar pra respirar e não fede à cachorro molhado. Mas, sabe o que deveria existir? Um manual de “como não ser uma pessoa inconveniente em dias chuvosos”, porque a educação já passou longe.

E, talvez assim, eu até goste de dias chuvosos. Pensando bem... Não, eu sempre vou detestar dias chuvosos. Moro no Brasil, moro no interior do Rio, não tenho carro. E as pessoas vão continuar mal-educadas.

(Em 10 de janeiro de 2012)

Por Jéssica França
Enviado por Por Jéssica França em 14/11/2012
Reeditado em 14/11/2012
Código do texto: T3986170
Classificação de conteúdo: seguro
Copyright © 2012. Todos os direitos reservados.
Você não pode copiar, exibir, distribuir, executar, criar obras derivadas nem fazer uso comercial desta obra sem a devida permissão do autor.