Dama Da Noite

Desço a rua Apinagés* vinda da Alfonso Bovero*. São nove e meia. A noite...uma sexta-feira.

A rua, como tantas outras de classe média, está relativamente tranqüila nesse horário. Aos prédios sucedem-se algumas casas e elas se parecem umas com as outras. No antigo jardinzinho da grande maioria delas repousa o automóvel; bem imprescindível na capital paulistana (é bem verdade que o trânsito está sempre um caos, mas ...)

Desço a rua absorta em meus pensamentos, alheia a tudo ao meu redor, mas súbito, uma onda inebriante de um perfume fascinante me envolve e deleita minhas narinas e pulmões tão castigados pela poluição.

- “Sensação antiga. Onde mesmo já senti coisa igual? Quando?”

Paro atônita inalando sofregamente aquele perfume. Olho ao redor. Aguço a vista e o olfato. Esmiuço os poucos jardins e floreiras que restaram. O perfume fica mais intenso. Absorvo o ar em largas tragadas e me delicio.

- Hummm... Dama da Noite. – “Ainda existe por aqui? Mas, onde está?” Lembro então do sobradinho da infância, tudo tão florido...

Olho mais atentamente ao meu redor e vislumbro, num cantinho qualquer de um prédio qualquer, quase soterrado pelas muralhas de concreto dos edifícios, o pé de cheiro, pé de flor, carregadinho e exuberante. Triunfante e desafiador. Meus olhos não se cansam de olhar.

– “Como não notei isso antes?”

Fico ali parada, em contemplação. Êxtase total! Meus pulmões e narinas em festa. Só então me dou conta da cara do porteiro, desconfiado, observando-me com o rabo dos olhos.

Disfarço e sigo em frente. A dois passos dali tenho que contornar uma montanha de lixo na calçada. – “Argh!”.

Um pouco mais abaixo tento desviar de um montinho de cocô de cachorro e... falho. – “Temos que adestrar esses donos de alguma maneira”, penso.

Olhando para o chão para me safar do lixo, da sujeira e dos buracos, vou seguindo para casa, logo ali, na rua de baixo onde não tem perfume nem pé de flor.

*ruas do bairro de Perdizes-SP

PS.: O “pé de flor” foi arrancado em 2003 para dar lugar a

uma linda e moderna guarita de segurança.