Tentativa e erro

Hoje eu não vou escrever sobre temas espiritualistas nem políticos, vou escrever sobre o mundo, o que eu penso da vida e o que eu sinto em relação às pessoas. Tem gente que acha que eu sou frio e distante, na verdade eu sou muito introspectivo. Gosto de observar a vida e as pessoas, mas não no sentido como penso que a maioria faz, criticando. Eu gosto mesmo é de aprender pela observação, para acertar. Gosto de acertar. Sei que o erro faz parte da nossa trajetória e que sem ele não vamos conseguir progresso, afinal vivemos uma vida de tentativas e erros, mas gosto de ir direto ao ponto, sem perda de tempo.

Tem gente que não se preocupa muito se o que ela está falando tem fundamento, gosta do método da tentativa e erro. Acertou-se, ótimo, se errou tudo bem. Penso que este método desgasta muito a nossa relação com as outras pessoas. Não que o método através da observação não leve ao erro, leva sim. Observamos e percebemos as coisas de acordo com o nosso conhecimento adquirido e ele pode estar distorcido em alguns pontos, nos levando a atitudes incorretas e desagradáveis.

Viver é um exercício como qualquer outro. Precisamos praticá-lo diuturnamente para crescer e o que é fundamental, não podemos ter receio de morrer, senão não vivemos. Mas o cuidado é necessário, por que é ele que nos dá a medida correta entre o que é sensato e o que é arriscado de fazer.