O ESPIRITO COLETIVO NA CPLP


O ESPIRITO DE UNIÃO

Os elefantes são um grupo de animais que, inconscientemente, agem como um coletivo e tudo o que afeta o individuo também afeta o coletivo e a memória dos elefantes é extremamente sensível e profunda , no tempo e distância .

Já há comprovações cientificas demonstrando isso .

Há muitos outros grupos de animais que também se regem pelo coletivo instintivamente , por exemplo as baleias , os golfinhos , os gorilas , as abelhas , as formigas , etc...e todo o seu trabalho individual em vida tem como fundamento a preservação e evolução do grupo , mesmo admitindo que esse instinto possa ser inconsciente .

Quando é necessário o individuo sacrificar-se pelo grupo isso é feito de forma instintiva seguindo uma lógica natural de preservação da espécie .

Há muitos seres humanos, pai, mãe e outros, quando um filho ou parente ou amigo estiver em perigo , não se importam de dar sua vida para preservarem a vida da outra pessoa , em casos de grande risco .

Há alguns grupos humanos , em algumas regiões do globo , que são exemplos reais de um instinto coletivo evoluído e podem citar-se o exemplo de alguns países escandinavos e outros grupos humanos que vivem de uma forma mais natural em regiões ecologicamente mais preservadas .

Nestes grupos humanos com um instinto coletivo mais evoluído, é notório que o grupo sobrepõe-se ao individuo mas no entanto os indivíduos têm um modo de vida bastante equilibrado pois o grupo protege-o e vice-versa e os individuos desenvolvem uma consciência profunda sobre o coletivo ao qual pertencem .

Nos países da CPLP , Brasil , Angola , Portugal , por exemplo , nota-se claramente que muitos cidadãos não têm uma consciência sobre o coletivo ao qual pertencem .

A ignorância sobre a cultura de onde vieram ou aonde estão inseridos , a ganância individual , a falta de consciência sobre o coletivo ao qual pertencem , a ignorância sobre os benefícios de um coletivo mais unido baseado no respeito individual e respeito pelas diferenças , geram dificuldades grandes na convivência desses grupos.

A não consciência de grupo gera uma maior dificuldade à sobrevivência individual.

É importante desenvolver uma consciência sobre a importância dos indivíduos inseridos num coletivo humano e não humano .

Nenhum ser consegue sobreviver equilibradamente sem a existência de outros seres .