Vivendo Como Pássaro

No dia 6 de agosto de 2011, aconteceu na cidade mineira de São Lourenço mais uma etapa do Circuito Brasil de Parapente. Estava realizando um passeio na cidade quando soube do Evento que seria realizado na Fazenda Santa Helena, não me contive e fui até lá conferir de perto o que para mim seria uma experiência nova visto que ainda não havia participado de nenhum evento desta Categoria. Pois bem, às 10h da manhã já estava lá na rampa de salto, contemplando a bela visão da zona rural daquela cidade mineira. Ao conversar com alguns organizadores do evento descobri que os Pilotos começariam a fazer seus voos só às 13horas, então me restou apenas esperar; e enquanto isso procurar entender, em meio a boas conversas com os competidores o que leva o homem a querer ganhar os céus como se fossem um pássaro tendo apenas suas habilidades e o vento como aliado.

Enquanto alguns pilotos testavam seus equipamentos, um deles admirava o voo dos urubus que realizavam suas manobras de costume pelos céus de São Lourenço. Esse mesmo piloto não teve nenhum receio em dizer que estava aprendendo alguma coisa com o voo dos pássaros e com isso já podia imaginar o que iria fazer quando ele estivesse voando.

Minutos antes de começar os voos, os Pilotos foram convocados pelo Diretor de prova para uma palavra sobre segurança , quando ele advertiu os pilotos a voar unicamente pelo prazer de voar , respeitando o colega que estivesse realizando o seu voo ao lado para que eles concluir sua prova e não sofrer nenhuma lesão, voar e pousar como os pássaros o faz.

O Diretor de prova terminou o seu discurso pedindo que eles colorissem os céus de são Lourenço com seus Parapentes e só o fato deles voltarem para suas famílias já seria um grande Prêmio.

Em meio ao Som de música Eletrônica, Emoção e Adrenalina por parte dos cerca de 200 pilotos que presentearam o público que esteve no Evento e os moradores de São Lourenço e cidades Vizinhas que puderam ver suas belas manobras cumprindo o prometido de colorir os céus.

Eu Já tinha visto o céu colorido por fogos de artificio de Ano Novo e outras Festas, por varias pipas ou papagaios, por papel picado lançados dos prédios em comemoração a fim de ano e outras coisas mais, nenhuma delas foi tão lindo como ver aqueles pilotos como se fossem pássaros ganhando os céus.

Os pássaros nasceram para voar, os pássaros brincam no ar usando o vento, ; os pássaros têm seus filhos e seus ninhos, os pássaros voam em grupos buscando uma sintonia. O mesmo acontece com os pilotos de parapente.

Alguns podem ver apenas como esporte outros como um hobby, outros acreditam ser um ato de loucura.

Mas para aqueles que realizam esta façanha cada voo é um momento de superação de suas próprias emoções, seus limites, e um momento de passar uma mensagem de Liberdade.

Posso concluir dizendo que se eles queriam ser como os pássaros, eles conseguiram.

Depois de participar deste Evento tive a certeza que o Criador não deu asas aos homens, porque eles criariam as suas próprias asas.

Claudio Ribeiro.