Jovens e "a fase"!
Começo aqui falando sobre uma juventude totalmente antenada, cheia de sonhos e com seus hormônios saindo olhos abaixo. E isso é bonito, já passei por isso e confesso, foi uma parte linda da minha vida os meus dezesseis, dezessete anos.
Eles buscam algo tão perfeito, algo que não existe e que a propósito eu não busquei, visto que tive uma família muito tradicional, cheia de não me toques e eu quis ser como eles e creio que consegui, mas dei meus pulos na hora de extravasar, meio que carinha de santo e alma de..., você sabe. Bom, buscam namorados (as) sucedidos, que tenham carro, que deixem mensagens, curtidas e compartilhadas no face book só para terem o prazer de verem aquele sinalzinho vermelho sobre o envelope.
E isso é bom, satisfaz o ego, mas não resolve. Fim de semana então? Deus nos acuda se a mãe ou o pai resolvem barrar a saída. Boates, bares, shoppings, cinemas, feiras e outros demais lugares próprios a eles.
Infelizmente alguns se enveredam ao mundo das alucinógenas, na esperança assim de tentarem bloquear esse sentimento natural a todos nós, que são os hormônios à flor da pele ou até mesmo fugirem de uma possível briga dentro de casa, lembrando que violência gera violência e isso não é legal! Conte até dez, enxergue uma luz azul e pronto, passa. E a gente sobrevive! Drogas matam e a palavra liberta e dá vida!
Alguns bandeiam-se para o lado dos evangélicos e confessam a Cristo como seu Salvador, e eu acho isso interessantíssimo, menos os bitolados, cheios da certeza do céu só para eles, intocáveis, mas no fundo no fundo apenas se oprimem e isso pode gerar graves problemas no futuro, e eu, claro, como não sou profissional da área, fica complicado falar. Só sei que nada oprimido presta, pode prestar por alguns anos, depois a explosão acontece e vira notícia mais precisamente na boca do povo ou nos consultórios de psicologia e para resolver isso só quem trabalha para ter uma grana no final do mês é que sabe, custa caro, já que o Sistema Único de Saúde é essa beleza de atendimento que vemos, nem preciso comentar! Dizem ser o melhor do mundo, e eu acredito cegamente nisso e continuo cego até hoje!
Que fase linda hein? Bom seria se todos os pais tivessem um preparo para lidar com essas crianças que estão se tornando adultos aos trancos e barrancos, uma liberdade chegando a quase uma motim se comparada aos nossos dias de jovens e muitas das vezes sob a regência do mundo. Que pena isso! A juventude está atrás de um olho no olho, de um carinho, de permissões para saírem mais com horários estipulados. Calma! Calma! Chega de brigas, sem estipular horários, se bem que alguns até aceitam. Sou solteiro, não tenho filhos e se eu tivesse eu adoraria acompanhá-los de vez em quando em alguns locais se eles quisessem. Creio que eu seria um bom pai, pelo menos eu penso que sim, já que educar parece tão complicado, ainda mais em uma sociedade onde até mesmo os pais estão precisando de reeducação, e isso vem de longe, é o sistema que age assim.
De uma coisa estou certo, essa fase passa e espero eu que seja sem as alucinógenas para terem mais para frente uma estabilidade emocional para tentarem seguir com suas vidas. Querer o que os jovens querem hoje é natural e somos prova disso. Que os pais tenham um gingado, um rebolado para lidarem com a situação e acima de tudo um amor contextualizado em muita paciência. Não podemos nos esquecer também que o "Não" é uma forma linda de educação e isso vem com a sua autoridade, com sua postura de voz de comando. Regras são "doses", mas necessárias demais a uma boa educação. Disso tudo que eu falei, se tiverem o amor como base é sucesso na certa! À força nem tente, pois eles estão explodindo. Conversem ou pelo menos tentem, mostrem a eles interesse e que os amam ou pelo menos tentem, deem risadas com eles ou pelo menos tentem e se isso tudo não resolver, apenas deixem que eles próprios vivam os seus momentos, e claro, tudo isso sob sua indispensável supervisão!
Beijos e espero que tenham compreendido meu raciocínio!