UM LOUCO  DO  BARÃO
 
Sim, senhor! Sou um louco!... Não jogo pedras, é verdade, não mordo, tampouco corro com os olhos esbugalhados atrás de criaturas assustadas...  Se converso sozinho? Tenho cá minhas dúvidas. Talvez.
O diagnóstico de tal loucura suave veio-me do afiado espírito jocoso do Barão de Itararé.  E você já deve estar se perguntando: mas quem é esse tal Barão?
Aparício Torelly, gaúcho, faleceu no
 Rio de Janeiro em 1971, pioneiro e um dos maiores humoristas brasileiros.
Pois bem, o Barão disse que as “palavras cruzadas são a mais suave forma de loucura.”
Nada mais, nada menos. De certo tempo para cá, tornei-me inveterado consumidor delas, beirando ser um cruceverbalista!.  Jornais, revistas, folhetos, todos estão no raio de ação do meu insaciável radar “cruzadista.”
O material fica esparramado por toda a casa; ao menor descuido, estou lá deitando letras nos quadradinhos.
Em verdade sua prática suaviza a grande inquietação que mora em mim, certamente livrando-me da loucura profunda. Pessoas que padecem desse mal menor, o desassossego,  cujos hábitos, no entanto, não constam decifrá-lo, acabam se envereda
ndo a um ponto sem volta, é onde se lhes correm o risco de brotar as torturantes ideias fixas e outros desatinos a ferver- lhes o cérebro.  Sem as cruzadas é isso, babau!  Ai, sim, é loucura total!
Se você for, então, muito ansioso, pegue uma PC e comece a lê-la;  encaixe primeiro as indagações que você tem certeza de reconhecê-las; faça isso até esgotar as que seja capaz; passo seguinte, analise as possíveis combinações do cruzamento de suas palavras reconhecidas e verá, surpreso, que novas dicas aparecerão (a ansiedade começa a dissipar-se). Não indo além, busque, no banco de respostas (isso em última instância). Finalmente solte a imaginação.
As palavras cruzadas para mim têm a mesma terapia da pesca. Costumo afirmar que ao jogar a linha n’água as preocupações vão juntos. Ao fechar eufórico certa PC difícil, pela mesma forma a cabeça refresca-se vitoriosa, risonha.
Prossigamos. 
Autor de Os Lusíadas ... (seis letras).
moura vieira
Enviado por moura vieira em 12/11/2012
Reeditado em 06/08/2020
Código do texto: T3981773
Classificação de conteúdo: seguro
Copyright © 2012. Todos os direitos reservados.
Você não pode copiar, exibir, distribuir, executar, criar obras derivadas nem fazer uso comercial desta obra sem a devida permissão do autor.