Viva a República!!!!

Imagine se a República não existisse?

A princesa Isabel teria sido nossa primeira imperatriz. Mas ela, mesmo sem coroa, garantiu seu nome na história do Brasil ao assinar a carta que pôs fim à escravidão em 1888, “libertando” cerca de 700 mil escravos. Liberdade estranha aquela, pois os ex escravos não tinham terras, nem diplomas, nem empregos. Esta condição fez com que muitos destes trabalhadores continuassem nas fazendas à mercê dos senhores de engenho. Nem sempre a lei se traduz na prática. Liberdade é um tema bem controverso, não acha caro leitor?

Portanto a República foi briga de cachorro grande! Os vira-latas aqui nem ficaram sabendo do que se tratava. Um golpe dos descontentes que deu certo.

Decepções à parte, a Sra. Dilma é a primeira mulher a governar o Brasil. Superou a princesa.

O que melhorou com a República?

Nossa democracia é um processo histórico marcado por golpes e acordos que desencadearam as transformações políticas, econômicas e sociais que presenciamos hoje.

É claro que temos mais liberdade de pensamento e de expressão. Podemos ver alguns (dos muitos) corruptos sendo julgados, condenados e presos! Não sei se o que eles subtraíram será devolvido... Mas já é uma evolução!

O caminho é longo e árduo para termos acesso democrático (isto é, igual para todos) a espaços e benefícios sociais. Quando as pessoas forem atendidas com dignidade nos hospitais públicos, quando os profissionais da saúde trabalharem em condições humanas, técnicas e tecnológicas adequadas para atender à população, quando os alunos tiverem Educação de qualidade e a escola for um lugar seguro, quando os professores se sentirem valorizados e certos de que escolheram uma das mais importantes profissões do mundo, quando TODOS os representantes do povo pensarem primeiro no coletivo, quando os idosos forem respeitados em seus direitos e condições, quando crianças, exploradas por marginais ou abandonadas pelas "famílias", não estiveram nas ruas, aí sim viveremos um legítimo estado de direito democrático. Não podemos deixar de sonhar com esse dia. E trabalhar para que isso, enfim, aconteça.

Vivemos uma democracia representativa e imperfeita (por enquanto). O povo expressa sua vontade por meio da eleição de representantes que tomam decisões em nome daqueles que os elegeram. Estes se esquecem de que são meros servidores, como qualquer trabalhador. Querem mais é serem servidos ou servir-se do que não lhes pertence. Um dos principais condenados do mensalão (Ufa! Por um momento pensei que seria apenas acusado e não condenado) através da sua assessoria, está procurando um presídio “adequado” ao seu nível, rejeitando os que estão com super lotação. Poderia ser um cano de esgoto beeeeeeeeeeem grande e espaçoso para um rato deste porte!

Coisas da nossa República... Tem gente que, ainda hoje acha que é rei. Pior...tem gente que vive como um rei às custas do outro, ou de muitos! Com todas as mordomias da realeza.

Mariacris
Enviado por Mariacris em 12/11/2012
Reeditado em 12/07/2013
Código do texto: T3981426
Classificação de conteúdo: seguro