Por que, quem, onde, como , qual...

Por que, quem, onde, como, qual

Por que as perguntas não têm respostas? Por que a vida precisa da morte? Por que a chegada é a véspera da despedida e a festa é a antecipação da ressaca? Por que, por quê? As perguntas são tantas e os mistérios, cada vez mais, indecifráveis. Para onde vou; por que estou aqui; são perguntas sem respostas. Não abrimos o livro do conhecimento e nem folheamos as suas páginas. Somos analfabetos e apedeutas, caminhando perdidos por um mundo cheio de perguntas e com tão poucas respostas.

Quem somos afinal? Quem desenhou o infinito e pintou o universo? Quem criou quem? Quem deu o primeiro sopro e tudo se expandiu? Quem é quem? Quem pode explicar o fenômeno da vida e ensinar os segredos da existência? Quem irá escrever o fim e quem lerá o início? Quem sabe o caminho correto para o porvir?

Onde podemos encontrar todas as respostas? Para onde o amor vai depois de se separar? Para onde vão as alegrias e dores depois de saturadas por nós? Onde estou, onde estamos? Onde foi escrito o primeiro homem e onde foi feito o primeiro filho desse homem? Onde foi dado o derradeiro beijo e onde nasceu o primeiro desejo? Onde está o livro do tempo e os rascunhos que a vida escreveu?

Como poder entender a criação? Como explicar o acaso? Como entender o que não se consegue explicar? Como encontrar o atalho que nos leve à felicidade? Como descer aos infernos e não se queimar e como subir aos céus e pecar com inocência? Como entender o meu semelhante e como fazer do homem humano?

Qual a maior virtude? Qual é a história verdadeira e qual palavra preenche a lacuna que a criação deixou? Qual a face da verdade? Qual é o segredo mais bem guardado no coração? Qual é o verbo e qual é a sua melhor conjugação? Para qual Deus e para qual filho caminharemos? Qual é a melhor resposta para as maiores indagações?

Por que, quem, onde, como, qual... A vida nos deu as perguntas, mas o tempo não consegue nos ensinar as respostas.

Mário Paternostro