ENFIM, CHUTEI O PAU DA BARRACA !!!

Segunda-Feira, 5 de Novembro de 2012

ENFIM, CHUTEI O PAU DA BARRACA !!!

Bem amigos, já que abordei sobre um problema muito grave que acontece em nosso país, venho nesse tópico fechar a questão de uma forma mais direta.

Vou dissertar sobre o comportamento dos médicos no nosso país. E esta é uma opinião muito particular, embasada na minha própria existência de vida e, também, baseada em relatos e reclamações de pessoas com as quais convivo ou converso em nosso cotidiano.

Num artigo nesse espaço que uso, já tive a oportunidade de declarar-me um Cientista Social (seja lá o que isso queira dizer, digamos), autodidata em estudos comportamentais humanos, com vivência por mais de 17 anos na área de Recursos Humanos, observando, estudando e analisando pessoas durante todo esse tempo e os de minha vida pessoal.

É óbvio que para alguns causarei espanto; para outros posso até causar desagrado; para mais alguns poderei parecer presunçoso e prepotente. No entanto, o que apresentarei aqui, afirmaria dizer que é uma tese bem fundamentada nas minhas análises pessoais sobre esse profissional.

A primeira observação que faço é que um médico no Brasil, acha-se ou pensa ser um fenômeno. Não pode ser contestado ou repreendido por ninguém, mesmo quando erra em seus diagnósticos sobre qualquer paciente;

De outro modo, pensa ser absoluto. Pode fazer o que quer, quando e onde quiser, também;

Não respeita o paciente, quando chega atrasado em seu consultório para dar início ao seu atendimento, mas não aceitando que o mesmo se atrase, seja lá por que motivo for;

Em geral em consultas com hora marcada, é muito comum e corriqueiro o paciente ser atendido muito tempo depois e sem que lhe seja explicado ou justificado o porque do atraso;

O preço das consultas na área privada, estão supervalorizados, quase que incompatíveis com os valores que muitos de seus pacientes podem pagar;

Até mesmo nas consultas por planos de saúde, os pacientes já estão encontrando muita demora para marcar consulta e, também, para ser consultado na maioria dos consultórios. O tempo de espera já está sendo além do que as pessoas o desejariam;

Em muitas das vezes reluta em fornecer recibos pelo pagamento de certos atendimentos (mais no caso de cirurgias caras), buscando fugir à obrigação de recolher o devido tributo sobre tais recebimentos.

Já tive conhecimento de que a Receita Federal já possui meios de fazer o cruzamento nas vidas financeira e patrimonial de qualquer cidadão no país, através dos registros nas contas correntes e de cartões de créditos, onde fica fácil apurar-se e constatar-se o desequilíbrio entre o que percebe a título de remuneração e o que declara em sua declaração anual de renda. Deixando-nos confortado, se é que assim podemos considerar, que daqui para a frente, quem ousar burlar o fisco de qualquer forma, encontrará resultados surpreendentes no fechamento dessa questão.

É torcer para que isso realmente se dê e os vivaldinos (em quaisquer áreas profissionais) sejam chamados à razão e tenham que prestar as devidas contas ao "leão", por apresentarem incompatibilidade entre o que possuem e o que declaram.

Mas o mais importante é exigir que cada paciente (cidadão-contribuinte) faça valer esta condição e cobrar um atendimento digno para si e para os seus, sempre que buscar os serviços médicos, seja de que profissional for e tê-los à sua disposição dentro de padrões normais e corretos.

Para terminar, cito um filósofo chamado George Orwell numa de suas frases: " Se liberdade significa alguma coisa, será, sobretudo, o direito de dizer às outras pessoas o que elas não querem ouvir".

Aloisio Rocha de Almeida
Enviado por Aloisio Rocha de Almeida em 10/11/2012
Código do texto: T3978996
Classificação de conteúdo: seguro