Não se discute

Avistei uma vassoura, que alguém esquecera sobre a caixa de alvenaria que protege o cavalete do hidrômetro instalado no ramal da Sanepar, em frente a casa onde moro, e em tom jocoso perguntei:

-Quem foi que estacionou seu meio de transporte em cima da caixa do relógio da água?

A resposta foi outra pergunta imediata e arrasadora:

- Por quê? A fadinha agora virou fiscal de trânsito?

Fiquei rindo e pensando no quanto eu gosto de ser surpreendido por gente que pensa rápido e isso, normalmente, é atributo de pessoas com elevado bom humor. Tem gente que diz "eu amo pessoas assim, eu amo gente desse jeito" e etc... eu falo que gosto.pois a meu ver, amar e gostar são sentimentos um tanto distintos. Amar é imposição divina, e quem acredita e se espelha nos mandamentos deste ser supremo, ama incondicionalmente qualquer um.

Gostar é dependente de cultura, de condições,de ações, de comportamento, de atitudes, de plástica, estética e, principalmente, estado de espírito. Acho que foi por isso que Jesus disse: "Amai o próximo como a ti mesmo." Ele não disse gostai do próximo como de ti mesmo. Podemos amar alguém e ao mesmo tempo não gostar de certas coisas ou atitudes de tal pessoa. Só gostamos do que nos faz bem, se não faz, simplesmente não gostamos.

Odiar não é antônimo de amar; é não gostar intensamente. Paixão não é amor em demasia e sim, gosto exacerbado. É sábia a máxima que diz que gosto não se discute, portanto, ame, pois com certeza você é amado. Goste o mais que puder, lembrando sempre de tentar se fazer gostado e, toda vez que tiver oportunidade, em ato sincero, diga: "Eu gosto de você!" O bem que essa frase causa em seu endereçado é espetacular. Aprendi isso há muito tempo, quando um amigo me falou para tirar um tempo e ir visitar ele e sua família. O arremate do convite me causou comoção: "Eu e o pessoal lá de casa gostamos muito de você". Depois daquele dia passei a dizer aos que gosto, que gosto.

Porém, analisando a frase bíblica, convém prestar atenção na parte do "como a ti mesmo"; só tem autoridade para dizer que gosta ou ama quem se gosta e se ama, caso contrário a declaração torna-se vazia e mentirosa, já que só gostamos do que nos é bom ou nos faz bem e, se queremos o nosso bem é porque nos gostamos de verdade. Em suma: eu me gosto, gosto de gente, gosto de música, de dança, gosto de opiniões e de quem as tem, de aglomeração, de solidão, gosto de sorrisos, de gargalhadas, gosto de pescarias, de piadas, de sexo (que não tem nada a ver com fazer amor), gosto de pingos de chuva, boas notícias e de muitas outras coisas, principalmente,gosto da vida.

Uma das coisas das quais não gosto é não saber por que os cachorros não gostam dos carteiros; não entendo essa atitude destes animais que, na minha opinião, não têm capacidade de amar, mas quando gostam, gostam, e quando não gostam, corra.