Diátese

Kd a nova gramática? Diátese para mim e explique a sintaxe do povo. Discursos fechados estão se abrindo e aquele que ficar estático servirá a conceitos. O ser intransitivo morreu! Morreu de quê? Cês tão entendendo?

Ao povo as comutações e como está avançando a formação de novas palavras. Diminuem e aumentam e criam-se frases e a comunicação agradece e a gramática pede parem. Silêncio! A gramática brada, mas diz que nessa frase nominal não há sujeito. Mas ela foi quem pediu e aí? Subjectus! Não sou um sujeito egoísta, mas rossessivo com certeza. Quero comprar verbos e copulá-los, quem sabe a ligação entenda que a ergatividade explique o antes da ação. O gramático é um zé qualquer! Substantivo adjetivo, que belezura! Belezura comutada e como é bonito um novo léxico sendo formado.

“As mina pira”, apócopes, corruptelas, partículas cortadoras e a sintaxe caminha para a sua mãe. É a língua querendo voltar a ser sintética. Temos uma língua e viva! O português agora é língua estrangeira. A nossa língua é brasileira e aos conservadores, segurem a mudança e a variação. Inventários foram abertos, fecharam verdades absolutas e “nóis sabe” que o sujeito ideal sofreu flexão. Poer é por e puseram o irregular afastado do modelo a que pertence. “Eu trouxe uma frase para tu”. Os pronomes caminham de mãos dadas!

Estruturemos o pós-estrutural e entendamos multirreferencialidade, pois querem o avanço sem bases e estão cambaleando na superficialidade. A literatura não explica fenômenos, ela é conseqüência de tais e por que assassinar a gramática? O “Machado” corta fundo e mostra o valor da concordância. Entendamos o uso como vida e a norma como regra. Há bagunça deturpando novos tempos. De onde eu vim? Para onde vou? “Sou a última flor do Lácio”! Vulgar? Sim e daí? Sou a língua como fenômeno social, passeando por sistemas, desaguando em nichos e morando na boca do povo. Perigo é ser tiete fanática. Periguete bebe aguardente! Aglutinamos e criamos. Vc quer tc? Lingüistas de plantão, não há comunicação entre gramática e povo, ajudem! Estão todos armados contra a estrutura que nos trouxe até aqui e não estão pensando nas conseqüências da morte da gramática. Help! A solução está nos clássicos? Responderam errado e a nota é zero. Reprovados!

Mário Paternostro