Meu amigo turco e as barreiras linguísticas.

Add um amigo turco no meu face,claro que não sem antes checar de que planeta ele veio... Temos amigos em comum e a mesma fé,pelo menos é isso que ele declara.Então tendo essas duas coisas em comum achei por bem incluí-lo no meu rol de amigos numa rede social.Como eu não hablo nem um bom portuñol,decidi que nos falaríamos em portinglês;um mix de português/inglês que também não falo,apenas conheço algumas palavras.

Pronto, começou a confusão! Meu amigo me disse:eu querer ver você...

Eu, na minha desconfiança, sabendo dos perigos do mundo, já fui logo pensando:e se ao invés de um irmão de fé,for um tarado?! Não! Respondi.

Continuamos nos falando como duas crianças:Wat s'your favorite color?

Frases bobas...Ele tem um programa que traduz para o espanhol e volta e meia me responde em espanhol.Assim entendo,ou quase entendo...rsrsrs E até que outro dia meu amigo me diz que gostaria de fazer uma chamada de vídeo,de novo eu: Não! e ele responde:você pijama? Outra vez a confusão,já pensei outra vez:esse cara parece mais um tarado! Disse-lhe: você é muito estranho! isso lá é coisa que se pergunte a uma senhora casada? Atendi uma chamada de vídeo vestida até o pescoço e ele me mostrou algumas coisas da fé que temos em comum,mesmo assim continuei desconfiando!Exigi fotografias,exigi, exigi!

Até que depois de uns dias ele sumiu e minhas suspeitas pioraram,mas logo depois eu tive uma prova de que dizia a verdade e então me vi obrigada a pedir perdão! Meu amigo prontamente disse ter me perdoado.

E eu disse que mil desculpas não seriam suficientes para apaziguar a minha consciência... Ele:sory no... Depois de tantos mal intendidos escrevi um texto em um inglês crazi total e enviei dizendo minhas razões de desconfiar.Hoje sempre que estou on line e meu amigo também está,a gente conversa e eu digo-lhe sempre:sorria!!! E ele acaba dando um sorriso,coisa que na cultura dele parece não ser lá muito comum.

Eu refleti bastante nessa situação e cheguei à conclusão de que por diferenças culturais,a gente acaba cometendo equívocos e injustiças.

Afinal se eu disse que não podia aparecer ele perguntou se era por estar de pijama,que mal há em perguntar isso? Claro que tudo na vida tem duas faces...Todo cuidado é pouco e eu conversei com uma amiga que mora fora do Brasil e conviveu com pessoas da mesma nacionalidade dele e pude entender melhor que as perguntas não eram necessariamente maliciosas... Agradeci por ele dizer-me que desculpava e por continuar disposto a ser meu amigo,afinal, se temos a mesma fé somos irmãos!E agora toda vez que entro na rede que meu amigo some,fico me perguntando:cadê a criatura enrolada? rsrsrrs Temos quatro horas de diferença de horário,de modo que enquanto escrevo isso,lá na terra dele já deve ser 17 h e pouco.Imagino que daqui a um tempo ele chegará do trabalho e dirá oi para mim e outras pessoas seus amigos e irmãos brasileiros.Agora já não suspeito como antes,isso me mostrou que independente de qualquer coisa somos tão falhos que mesmo sem maldade o preconceito brota em nós e temos que varrê-lo da nossa mente.E eu que me julgava sem preconceito ia deletando um irmão de fé,pelo simples fato de ele não falar a minha língua e não conhecermos as diferenças culturais um do outro.Ficou a lição...