"ALVÍSSARAS" ?

Lamento , desconheço a palavra . O último programa Na Moral/Rede Globo,em 23 de agosto de 2012 , nos brindou com notícias a respeito de mudanças no Código Penal . E isto , por conta da extrema violência , que vem grassando aos núcleos mais importantes da vida brasileira , a família e a escola , dizimadas sob o longo e terrível efeito conta gôtas.

Na qualidade de cidadã , mãe e profissional da educação , não posso dizer que fico tranqüila . O verbo Mudar não pode tornar-se uma simples prática administrativa ! Estaríamos pondo em risco a nossa credibilidade enquanto nação aos olhos do mundo . É preciso que muitos aspectos da vida em sociedade sejam revistos e com urgência máxima , posto que nada tem funcionado . A educação , dentro e fora das escolas , o acesso e a difusão da informação . Já foi mais do que confirmado , estas áreas são a base sólida na construção da consciência de um povo . Esta coisa absurda de se pôr os pés nos degraus da política , em relação à formação, capacidade e atitudes dos seus representantes , sob devolução de credibilidade àqueles que os elegeram . O amparo institucional às crianças, aos jovens , aos adultos e aos idosos , principalmente na fase estudantil dos primeiros dois grupos . Seriedade na aplicação e fiscalização das tecnologias . Abertura de mais campos de trabalho , em respeitando a profissionalização dos nossos brasileiros e brasileiras , sob todos os níveis . Abaixo a politiquice ! O cidadão não pode ser considerado “um bandido” apenas por que decide transitar nas ruas , ora indo ou vindo do seu trabalho , escola , casa , lazer , nem tampouco estar proibido de expressar o seu pensamento e opinião . Dignidade aos que têm de cumprir sentenças ! Não há horizonte de recuperação possível aos que sobrevivem em celas imundas , abarrotadas , entregues ao mero passar dos tempos . Já é um fato , a existência de uma verdadeira população sem culpa provada . Temos que exigir os devidos reconhecimento , respeito e utilização quanto aos estudos que diversos autores – todos , mundialmente renomados - , passaram anos afirmando sobre o início e fim da adolescência e idade adulta . Façam um esforço e observem que , dentre eles , são muito poucos os que se dedicaram a trabalhar pelo estabelecimento de justificativas estapafúrdias , em satisfazendo necessidades políticas de classificações . Ah , milhões de coisas a mudar , sim . E uma imediatamente após a outra , num entrelaçamento rigorosamente necessário , a Máquina que realmente queremos ver funcionar aqui , no solo onde nascemos .

Mas se nada vai acontecer assim - e infelizmente , todos sabemos disto -, sempre caberá fazer a pergunta : “por quê ?” . Minha opinião nada tem a ver com a falta de esperanças , não . Esperança é o sentimento que move a minha alma , dia após dia . O que acabei de escrever é o resultado de uma observação silenciosa e triste por quase seis décadas de vida neste planeta . E qual foi a minha conclusão ? De que precisamos ser mais corajosos do que um dia já fomos . E como podemos fazer isto ? Mostrando que aprendemos a primeira lição , sob o ingresso na vida cidadã , em qualquer lugar do mundo : usando a urna eletrônica dignamente , muito mais do que ...” votar certo” . Até por que o significado destas palavras - certo e errado - , jamais se mostraram , perfeitamente , sólidos . Quando muito , nos serviram apenas à exemplificação de parâmetros de conduta em momentos acadêmicos de instrução escolar . E mesmo nisto , temos falhado .

Quem sabe assim , tenhamos recuperada a divina oportunidade de nos reerguermos , um por um , aliviados quando os nossos olhos encararem o espelho do banheiro , de manhã bem cedo , conferindo a nossa imagem . Num momento como este é que poderei acreditar na existência da palavra, no alcance do significado . E que Deus , em Sua infinita bondade e misericórdia , possa continuar abençoando este País Continente . Amém .

Josí Viana
Enviado por Josí Viana em 08/11/2012
Reeditado em 24/01/2013
Código do texto: T3976020
Classificação de conteúdo: seguro
Copyright © 2012. Todos os direitos reservados.
Você não pode copiar, exibir, distribuir, executar, criar obras derivadas nem fazer uso comercial desta obra sem a devida permissão do autor.