Cosmópolis: Bom para os Insones!





Sinopse:

A cidade de Nova Iorque está em tumulto e a era do capitalismo está chegando ao fim. Uma visita do presidente dos Estados Unidos paralisa Manhattan e Eric Packer (Robert Pattinson), o menino de ouro do mundo financeiro, tenta chegar ao outro lado da cidade para cortar o cabelo.

Durante o dia, ele observa o caos e percebe, impotente, o colapso do seu império. Packer vive as 24 horas mais importantes da sua vida e está certo de que alguém está prestes a assassiná-lo.

Ficha Técnica: (Site Adoro Cinema)
 
http://www.adorocinema.com/filmes/filme-143756/

  • Dirigido por
    David Cronnenberg
  • Com
    Robert Pattinson, Juliete Binoche, Sarah Gadon e outros em particiapções minúsclulas (que deixam a desejar - ninguém se sobressai).
  • Gênero
    Drama (mas você não vai conseguir chorar e nem se emocionar com nada...)
  • Nacionalidade
    França e Canadá (juntaram duas nações e não saiu nem um filme)
 
Ver o trailer


Crítica (Jurandir Araguaia)


O filme simplesmente não anda. Passados 30 minutos o espectador, literalmente, continua esperando que algo emocionante aconteça. O roteiro é um desastre e a trama é muito mal conduzida. Tentaram fazer com que Pat  tison encarnasse o famoso vampirinho da saga Crepúsculo, sem ainda sê-lo. Será que vai se tornar um daqueles atores que morrem vitimados pela eternidade de um personagem sem conseguir dele se livrar? O futuro dirá.

Cosmópolis é um daqueles filmes com excelente diretor no qual se deposita tremendas esperanças que a cada minuto se deterioram. Cronenberg, dos impagáveis Crash – Estranhos Prazeres e Gêmeos – Mórbida Semelhança, errou o alvo. De uma crítica ácida ao artificialismo capitalista, a película se deteriora entre clichês deixando uma vaga impressão de que tudo poderia ser diferente – e muito melhor.

Graças ao roteiro, e à autuação de Pattinson, creio ser um ótimo concorrente ao troféu Framobesa nas categorias de pior filme, roteiro original e ator. Então, nada se salva? O Trailer ficou ótimo, mas não se engane por ele. Caso a Academia crie uma categoria para esse quesito, será um forte concorrente.

Personagens entram e saem de cena sem traduzir qualquer emoção... Na verdade, sobressai-se uma forte emoção o filme todo: o tédio. Somente quem for ardoroso fã do ator poderá encontrar qualquer utilidade nessa película. Afinal, fá é sempre cego a qualquer elemento racional deixando que a paixão fale mais alto.

Jogo rápido:

A quem devo recomendar? A qualquer pessoa da qual não goste.

Vale o ingresso do cinema? É melhor assistir quando for exibido na TV – e assim mesmo se você não tiver absolutamente nada melhor para fazer.

Não há nenhuma utilidade? Pode ser muito bom para quem tem insônia.