GANHEI UM BRINQUEDO NOVO

GANHEI UM BRINQUEDO NOVO

Quantas vezes tinha olhado nos olhos das pessoas, quantas vezes... com juras de amor ou fulminando com raios de repreensão.. ou simplesmente comunicando uma idéia ou um apoio a um amigo... mas sempre a alguém com quem eu tinha algum vínculo... e de quem eu esperava uma reação, sempre...

Nas aulas de teatro às vezes fazíamos esse exercício de olhar nos olhos do colega por alguns minutos para desinibição do artista, pensava eu...

Somado a isso o professor inaugurou uma tal de “técnica de comunicação afetiva”, onde treinávamos dizer um para o outro o que realmente nos incomodava ou nos trazia uma sensação de bem estar...brincadeira de teatro também pensava eu...

Um belo dia,e bote belo nisso... Estava eu frente a frente com uma dessas “autoridades” brasileiras, com quem você nem pensa em questionar direitos que você sabe que são seus, porque sabe que nada irá acontecer e que sua voz , mesmo alta, mesmo lógica, mesmo justa,terá como destino final a lata de lixo... Por várias vezes tive a oportunidade de estar com essa “autoridade” e ver os meus direitos rolando ladeira abaixo...e a angústia ladeira acima...do meu peito....

Bom, nesse “belo dia” eu lá, calada, esperando a minha "sentença"...(juro que queria explicitar a situação e lhe dar mais vida, mas não posso) quando de repente ele, o representante do “poder’ me perguntou : Está triste hoje? Não sei o que houve, e que neurônio se desprendeu do outro,que numa ousadia que as vezes me veste,respondi: Fico triste todas as vezes que venho aqui.... E aí o diálogo(isso mesmo pasmem) aconteceu:Por que? Olhei nos olhos daquela “autoridade” e falei: porque vir aqui é enxergar o símbolo da injustiça, é ter que optar entre sofrer por ficar calada ou sofrer por gritar em vão... falei sobre isso uns dez minutos,com calma, sem acusações, mas dizendo o que me passava na alma. olhando nos olhos, e ele me respondeu no mesmo tom e sintonia também me olhando nos olhos....

Acreditem senti atingir o âmago daquela pessoa antes tão “rei”despojar-se da coroa e se fazer “tão gente”,e nesse dia não presenciei injustiças....ao menos nesse dia!

Saí dali radiante , algo transcendeu em mim, não sei explicar exatamente o que, e nem porque, mas saí dali e comecei a olhar nos olhos de quem cruzava por mim, do ascensorista do elevador, da faxineira, do garoto que vendia sorvete, da moça que me deu bom dia...e parecia eu uma garotinha feliz da vida, achando tudo bonito a minha volta, a cada par de olhos que eu olhava eu enxergava muito mais do que o que via.

Imaginem aos cinqüenta anos(tenho que aproveitar para dizer cinqüenta, os cinqüenta e hum estão batendo na porta), ganhar um presente , de aprender a olhar verdadeiramente para uma pessoa, olhar nos olhos, sem desviar o olhar... por qualquer que seja o motivo...Nossa , se eu tivesse aprendido isso mais cedo....Alguém mais aí quer olhar nos meus olhos?

Conceição Castro
Enviado por Conceição Castro em 06/11/2012
Reeditado em 07/11/2012
Código do texto: T3971099
Classificação de conteúdo: seguro