FÁBRICAS

Disse, certa ocasião, que acordava, em meus tempos de menino, com os apitos das fábricas. Nos anos 1945/1950, predominavam em Santo André, as tecelagens, marcenarias, algumas metalúrgicas, quase todas de origem familiar. A mais famosa, entre as tecelagens, sem dúvida foi a Ipiranguinha, situada na Praça Adhemar de Barros, e que deu o nome à região onde estava fixada. Seu apito era inconfundível. Por razões sentimentais, tinha eu muita afeição por ela, pois minha mãe Adelina e um seu irmão, o Vicente, mais conhecido por Bitcheca, lá trabalharam. Quase vizinha, havia a tecelagem da Família Didone, situada onde hoje está a cooperativa da Rhodia, a Coop. Os Didone sempre foram muito ligados à minha família, por laços de amizade. Defronte à Vila Sapo, do campo do Palestra, atual Parque Antonio Flaquer, havia a Conac-Companhia Nacional de Cabos, fabricante de cabos, mais tarde Pirelli, que me impressionava pelo sua imponente chaminé. E seu apito.

Mais para perto da Matriz, na rua Santo André ficava indústria do Eugênio Rocco, também tecelagem, e descendo a rua Coronel Ortiz, tínhamos a marcenaria dos Irmãos Balista, cujo produto principal eram cadeiras. Nos fins dos anos 40, estabeleceu-se em Santo André a fábrica de óleo Compol, na rua Alberto Benedetti, onde agora é o “campus” da Universidade Anhanguera. Na rua Jorge Moreira, via sem saída, lá no seu fim, a tecelagem da Família Rocco, sendo um deles, o Euclydes, pai de meu amigo Euclydes Jr., o Tidinho.

Essas indústrias citadas faziam parte de meu dia a dia, por ficarem mais perto de minha residência.

Por volta da primeira metade do século passado, começaram a se instalar na cidade, grandes empresas estrangeiras. Houve um grande “boom” na geração de empregos. A mais famosa, certamente, foi a indústria química Rhodia, de origem francesa. Famosa nacionalmente, pois, além dos produtos químicos, farmacêuticos e, também, de tecidos, produzia ela o lança-perfume Rhodouro, que fez a alegria dos foliões, nos carnavais da época. Grande parte da população andreense foi ali trabalhar. Ao lado da Rhodia, funcionou a Otis, uma das líderes na fabricação e montagem de elevadores. Na mesma esteira, vieram a se instalar a Firestone, que o povo, vulgarmente, pronunciava sem observar o idioma americano, e a Pirelli, italiana, ambas fabricantes de pneus. Muito famosa, também, a Kowaric fabricante de casimira, reconhecida pela sua qualidade, em todo território brasileiro. Do mesmo produto, o Lanifício Inglês, situado na Rua Coronel Fernando Prestes, esquina com a Rua Venezuela.

Na Avenida Queirós dos Santos havia uma fábrica de móvel bem conhecida, a Streiff, que fabricava mesas, cadeiras e outros objetos do ramo. Um pouco para frente, em direção ao bairro, antes da Firestone, estava a carpintaria e madeireira dos Sortino, e pouco depois, o Moinho Fanucchi. Mais adiante, já na Avenida Santos Dumont, a tecelagem Fambra.

Na Avenida Industrial tivemos a empresa de refrigeração da Família Platzer, o Jutifício Maria Luiza, dos Trevisiolli, a General Electric (GE), as indústrias de adubos (IAP e outras), que vieram empestear poluindo o saudável ar de Santo André. Nesse aspecto, a Rhodia também contribuiu, ao jogar detritos no Rio Tamanduateí, a ponto de aqueles mesmo estando afastados, ao sentirem o cheiro, exclamavam:

-Nooossa, hoje a Rhodia tá exagerando!

Ainda na Avenida Industrial, Fichet e a Nordon, duas importantes indústrias do ramo metalúrgico.

Na verdade, A Cidade Que Dormiu Três Séculos, título do livro, no dizer do seu autor, o historiador andreense Octaviano Gaiarsa, Santo André iniciou seu crescimento a partir dos anos 50, para se tornar uma das principais comunas do Estado de São Paulo.

Nos últimos trinta anos, após o movimento sindicalista implantado na região, principalmente pela classe metalúrgica, nossa cidade passou por grandes transformações, notabilizando-se, hoje, como um grande centro prestador de serviços.

Aristeu Fatal
Enviado por Aristeu Fatal em 05/11/2012
Reeditado em 05/11/2012
Código do texto: T3969599
Classificação de conteúdo: seguro