NO BANCO

 

 

Sentei-me entre os velhos na fila de espera dos “preferênciais”. O ar condicionado, depois da caminhada até ali, foi um merecido descanso para as pernas dos “setenta e portadores de artrose”.

Inicio do mês, as filas de pessoas no caixa ficam enormes.Uma fila cercada de ambos os lados com passagem só para um, e em zig-zag a 90o. Pensei, parecem cabritos comandados sem complacência. Algo indizível e desumano.

Mas curtia o ar refrigerado e esperava a minha vez.
Um idoso ao meu lado, com uma mochilinha cheia de papeis e trecos remexia aquilo tudo tentando botar uma ordem na sua papelada, compromissos e funções.

Perguntei a ele se hoje era dia 4 ou 5. Prontamente ele disse: cinco.

Tenho pena e compreensão com essas pessoas que vivem cheias de tarefas,preocupações e cansaços.

Chegou a minha vez e fui atendida pelo Caixa. Preso na grade, ao nível dos olhos, um papel com aviso impresso de novas restrições para uso bancário relativo a uma firma e etc., que me deu a entender novas proibições ou restrições.

E perguntei ao Caixa se tal aviso dizia respeito a meus cartões e pagamentos pessoais. Ele informou que não. E estava terminando o pagamento do meu aluguel e condomínio.perguntei se terminara, ele disse sim.E completou: _ A senhora já fez teste de vida, o comprovante de vida, perguntou ele.

     Aí o sangue subiu e eu discursei parecido como meu pai fazia frente a grandes audiências:

_Você não acha que é muito grosseiro, você perguntar se estou viva!

É uma atitude descortez, agressiva e grosseira. Desrespeitoso e deselegante. COMO VOCÊ PERGUNTA NA MINHA CARA SE ESTOU VIVA!. Pois se aqui estou, presente e lúcida, pagando minhas contas,e você faz esta pergunta na lata. E, aumentando a voz e disparando para todos ouvirem: Como me pergunta assim se estou viva, se viva aqui estou falando com você!

Isto é um absurdo!

Esta advertência pode ser feita em carater sigiloso, discreto e respeitoso por um funcionário do banco ou o gerente! Todos aqui estão ouvindo a sua pergunta. E nós outros todos presentes, e todo o pessoal do banco tem que saber deste erro cometido contra uma senhora, cliente do banco, todo o mundo , clientes , funcionários, gerentes tem que saber que isto é um erro e combater como corrigir tal absurdo!

Todos ouviram e viram.

Saí leve e altaneira, enquanto a turma mais jovem lotando a fila estreita, aprovavam com o sinal das cabeças e expressões de apoio, repudiando também.

Fiquei leve e com o coração e a honra em paz.

 

Tão bem fiquei que resolvi ir na loja pet ao lado, comprar nova jarrinha colorida para a água doce dos meus tintins.

 

 

MLuiza\03\11\2012