ABSURDO
Absurdo
Desde que o homem deixou o escuro das cavernas, para viver em comunidade, precisou de leis que normatizassem sua convivência social
Do código de hamurabi até nossos dias o homem conviveu com toda espécie de lei, algumas que retiravam das costas pesados fardos e outras que permitiam escravizar o irmão por causa da cor da sua pele ou queimá-lo na fogueira em praça pública por causa da fé que professava.
Os tempos são outros, o homem evoluiu espantosamente, quebrou há muito a barreira do som; deixou para traz a velha lua, pousou em marte; desvendou o genoma humano e com ajuda de poderosos telescópios determinou o tamanho do universo e produziu vacinas que aumentaram em décadas a vida humana.
Não obstante toda essa evolução, por causa de leis absurdas, existem lugares nesse planetinha azul perdido no espaço onde mulheres ainda usam burca ou tem a genitália mutilada para que não sintam prazer em suas relações.
Por causa de leis absurdas o bicho homem, continua fazendo guerras onde morrem milhões.
No Brasil temos alguns exemplos clássicos de leis absurdas que ultrapassam as raias do entendimento. Por exemplo: Cela especial para quem tem curso superior, como se criminoso letrado tivesse direito a castigo mais leve. Fórum privilegiado para quem tem mandato eletivo como se o mesmo fosse feito de material superior á aqueles que lhes conferiram o mandato. Redução da área de mata ciliar, sem se importar com o açoriamento das fontes e mananciais indispensáveis a preservação da vida. Serviço militar obrigatório sem levar em conta a vocação. O voto eleitoral obrigatório ocupa um lugar especial no rol dos absurdos, pois se o estado democrático, implica em liberdade, essa imposição traz em seu bojo resquício da ditadura truculenta.
Acredito que somente o cidadão consciente, responsável, politizado, comprometido com o bem e o futuro da nação iria se dirigir as urnas pra votar, tentando sempre eleger o melhor, com isso enterraria sob sete palmos de terra as chances de políticos carreiristas e de quinta categoria que humilham o eleitor e causa tanta vergonha a classe política.
Gilbertolima.