Sombrinha (Azul com Bolinhas Brancas)

Aqui em Teresina o ato de sair para ver a rua, no popular tesourar, é como andar na beira de um vulcão. Aquele hábito gostoso, refrescante, de tomar banho, é como mergulhar na própria larva — ou deixar que ela venha caindo do chuveiro (já mudaram a expressão “Deixa eu ir ali, tomar banho” para “Deixa eu ir ali, me escaldar”). E aquele ventinho do ventilador; digamos que seja a brisa, do vulcão. As pessoas já desistiram de querer saber da vida alheia e, o pior, nem consegue mais tomar banho direito — pois temem queimaduras de terceiro grau. O sol, grande responsável, também provoca intrigas; pois as pessoas já não dão aquele sorriso simpático para as outras; mas convenhamos; rir com num calor de 45 graus, e com um sol desses, não tem como; tem? Mas tudo que é ruim pode piorar; deu pra faltar água e energia; no caso da água, surgem as arcaicas filas — pessoas com baldes, garrafas de Coca Cola, bacias, galões, garrafas de água mineral — uma infinidade de opções, e de gente. No caso da energia; calor, muito calor — e para alguns ainda tem a capitulo perdido da novela. Entre lamentos e acessórios; filtro solar, leque, boné, óculos escuros… — o que mais se destaca é o guarda-sol — ou será guarda-chuva? Não, chuva não, chuva é o que menos tem sido guardada em Teresina; tem sido aguardada, isso sim. —, o que prefiro chamar de sombrinha; pela necessidade do momento; quem não quer uma sombrinha, nem que seja a de um guarda-qualquer-coisa?

Sem sombras de duvidas a sombrinha é o acessório mais utilizado; é só sair na rua; um colorido que tomou conta da cidade, um desfile de moda. De vários tamanhos e cores; pequenos, médios e até do tamanho família — que parece mais uma barraca de acampar, quando está aberta; quando está fechada parece uma espada de samurai. No caso das cores; tons neutros, pretinhos básicos, multicoloridos e os estampados; cada exagero de desenho — como manda o figurino de um desfile. Os formatos, obviamente, são os mesmos.

Imagine uma festa; em que duas pessoas — mulheres — estão usando roupas iguais; não seria motivo para um escândalo? Pois bem, isso não acontece quando varias pessoas estão com sombrinhas de estampas iguais; é motivo de riso, de um breve comprimento – sombrinhas também unem pessoas. E para você entrar na moda, ou fugir dela; a estampa do momento é azul com bolinhas brancas, e ontem mesmo surgiu uma vermelha com bolinhas brancas — aproveita e já manda a costureira fazer um vestido anos 60 pra combinar, é tendência.

Vez ou outra cai um chuvisco; criando um espetáculo interessante e ao mesmo tempo irônico; vemos o vapor subindo, quando a água entra em contato com o asfalto quente — isso quando ela tem a sorte de chegar ao chão. Algumas não conseguem, e evaporam lá em cima mesmo. Saindo um pouco da moda — a aproveitando o gancho —; o guarda-chuva-sol ainda vai nos salvar de uma catástrofe — pelo menos foi o que li num livro —, e o mais obvio; vai ser aquele pretinho básico. Realmente, preto combina com tudo — morremos, mas morremos com estilo.

Ediie Krdozo
Enviado por Ediie Krdozo em 02/11/2012
Código do texto: T3965550
Classificação de conteúdo: seguro
Copyright © 2012. Todos os direitos reservados.
Você não pode copiar, exibir, distribuir, executar, criar obras derivadas nem fazer uso comercial desta obra sem a devida permissão do autor.