CORREÇÃO FRATERNA
Tramitou e foi aprovada no congresso nacional, o projeto de lei que põe fim a palmada, veja bem, não disse espancamento disse palmada, e palmada de pai e de mãe; aquela palmada que acompanhou os grandes homens e mulheres da nossa história, sem causar-lhes nenhum trauma psicológico ou intelectual.
Estou me referindo a palmada, pois o espancamento já é proibido por lei, pelo bom censo e pela maior de todas as leis, a lei do amor.
Sabemos que a educação dos filhos passa imprescindivelmente pelos exemplos dos pais, pelo diálogo e pela prática e vivência do amor e isso implica em se fazer presente na vida dos filhos de maneira positiva como pai/amigo e não apenas como um outro amigo qualquer.
Os pais devem ser pontos de referência, livro de consulta, porto seguro durante as tempestades da vida, mas implica também em dizer não e impor limites quando necessário, e em alguns casos, quando o diálogo é vencido e a capacidade de negociação se torna impossível, uma palmada resume tudo, restabelece a cadeia de comando, deixa claro para criança que para o seu bem, quem deve mandar é o papai e a mamãe e que eles não são apenas seus empregados, mas seus pais.
Vivemos um novo tempo, onde a pressa nos fez escravos do tic tac do relógio e tudo é descartável, do copinho de café, aos relacionamentos.
A ditadura da televisão cravou no coração da sociedade contemporânea um mórbido desejo de consumo, então o salário mínimo ficou mais mínimo ainda e o pai de família já não deu mais conta do recado e a mãe precisou trabalhar fora, e para isso os filhos em muitos casos,passaram a serem educados pelas atendentes de creches ou pelas babás e o vínculo familiar tão importante para a formação do ser humano foi quebrado.
Tentando manter esse tênue fio, resta o tempo do final de semana e mais ou menos três ou quatro horas por noite para conviver, dialogar, brincar, ensinar, corrigir, educar e nesse processo educacional, às vezes uma palmada se faz necessária, e se ela vier carregada de bom censo e sabedoria, jamais será violência, mas construção de pessoas, templo do Espirito Santo, sagrada edificação .
pelas ruas desse nosso Brasil varonil, vemos jovens, de boa família que receberam tudo, presentes caros, ótimas escolas, roupas de grife, férias no exterior e... muito amor, que são rebeldes, não respeitam os pais, nem os professores, nem a polícia, lotando as FEBEMS da vida, ou tombando precocemente atingidos pelas drogas e pela violência.
Será que a esses não faltaram algumas palmadinhas? Alguns nãos? Alguns limites?
A própria palavra de Deus a bíblia, mais especificamente no livro do eclesiástico, em seu capitulo trinta, versos um e dois diz: Quem ama seu filho não lhe poupa a vara.
Destituir os pais dessa ferramenta que utilizada com amor e sabedoria pode ser preciosa, é mutilar o futuro das nossas crianças e obrigar os pais a abrir mão da missão sagrada de serem verdadeiramente pais.
Lembrem-se, quem ama corrige!
Gilbertolima
Rua Arthur Bernardes 310 – vila Feliz
Apucarana Paraná