A IMORTALIDADE DOS FIÉIS DEFUNTOS (DUAS MISSAS, MUITAS DIVAGAÇÕES…)

Perdi o jornal da celebração da missa dos fiéis defuntos do ano passado (2007). Não sei onde guardei; tenho mania por guardar, arquivar, rememorar...

Lembro que assisti a missa na igreja de São José no município de Bezerros.

Assisti a tudo com aquele gostinho de domingo no interior...

Praça, matriz, crianças brincando e velhinhos bem vestidos cheirando a alfazema e talco. Ô vidinha mansa...

Tive uma alegria imensa quando então na segunda leitura, (acho que a segunda) havia lá escrita a afirmação de que, todos nós, após a morte, depois de certo tempo, nos tornaremos ANJOS.

Gente! Quando ouvi aquilo foi uma felicidade só dentro de mim. Caramba! Que afirmação bonita, profunda! Até hoje isso não me saiu da cabeça. Foi assim que, imediatamente pensei em todos os meus antepassados e fiquei divagando sobre eles: Nessa altura do campeonato celestial eles já devem ser anjos...

O padre falava e eu divagava. O padre falava e eu continuava a divagar...Acho que nem estava mais ali. Estava era a filosofar... a matutar... imaginar... fantasiar...a desenhar...

Como no céu tem camadas, pois na geografia aprendi que são sete, imaginei de maneira análoga, na minha cabecinha infantil e imaginária que cada andar ou camada seja um nível hierárquico lá por cima. Do Tipo: quem ama mais e mais rápido, vai então subindo....subindo...e subindo e sobe ainda mais...

ÊPA!! cuidado pra não estourar esse balão...

Tá perto! Pronto! Chegou! Já está lá, bem pertinho de Jesus.

UFA!!! FINALMENTE APRENDI A AMAR!! DEMORA NÃO?

Chego a conclusão meu povo que é melhor amar logo, pois é bom ficar no topo, apesar que nas planícies tem lá também suas funções...elas são necessárias, mas lá no alto do céu deve ser bom.

Se assim for quero quero ficar no topo do amor.

UM ANO SE PASSOU...

Trago vocês agora para o dia de hoje (domingo 2 de novembro de 2008). Outra missa de finados...outra leitura. Estava em casa redigindo o último capítulo de minha tese de doutorado.

O sino da igreja badala às 18hs. Lembrei da missa e de homenagear meus entes queridos como faço a cada ano, com carinho e gratidão por eles. Então me apressei. Deixei a tese, corri para tomar banho e seguir a passos apressados até a Igreja.

Cheguei um tanto esbaforida, me arrumando toda no banco, disposta a ouvir, de novo a tal estória da nossa transfiguração em anjos...

Havia trabalhado o dia todo em frente ao computador, os olhos ardiam, mas finalmente cheguei...

Cabelos desalinhados. Sentei em um banco quase vazio. Olhei as pessoas e seu gestos...não estava tão interiorizada nesse dia...pensei na vida e na morte...

Ao meu lado uma senhora humilde, porém de gestos elegantes com seu tubinho azul e bijuteria simples me cumprimenta. Respondi a altura.

Admirei suas mãos enrugadas pelo tempo. Suas sandálias eram simples e seus pés mais enrugados ainda, possivelmente fruto de sua caminhada por esse mundo de meu DEUS. Tratava-se de uma linda idosa. Nossa como amo os idosos! Tentei voltar para minha interiorização com Deus.

Finalmente, após olhar as leituras, fiquei um pouco triste. Eram diferentes daquelas do ano que passou. O que aconteceu com aquela história dos anjos...??? Por que retiraram??? Naquele momento, parecia que iria brigar até com o papa...

Não tem problema, afinal, “Algo de bom vai me acontecer” - ressoava a letra da música no coro juvenil”. A missa começou.

Me alegrei ao ouvir, no evangelho, Jesus dizendo que não quer e nem deve perder nenhuma de suas ovelhas que o pai as confiar.

Na segunda leitura, o apóstolo Paulo afirmava que éramos pecadores, que já fomos justificados pelo sangue de Jesus. Foi então que mais um drama começou dentro de mim, pois entendi todos os VERBOS no passado, mas isso é outra dúvida filosófica a parte...eu penso muito sabe...). Só sei que fiquei tão feliz em saber que não sou mais pecadora, por meio daquela afirmação de Paulo.

SERÁ QUE ESTOU CERTA DISSO? NÃO SEREI CONSIDERADA HEREGE POR PENSAR ASSIM? SEREI QUEIMADA NA FOGUEIRA?

A missa foi seguindo seu ritual normal e eu, no entanto, continuei a sentir a falta dos anjos. Daquela estória fascinante dos anjos sabe?

Torcia para que o padre discorresse sobre o tema. NADA!

Fiquei assim imaginando, enquanto olhava para o teto simples da igreja, que todos os nossos entes queridos, desceriam do céu, naquele momento para nos visitar durante a missa, ou durante todo o dia, pra ouvir aquela verdade sobre os anjos.

Seria assim um dia de festa!

Pôxa e que festa hein?!!! Poder abraçá-los e dizer-lhes algumas palavras vai ser muito bom. –Pensei.

Quem sabe pedir perdão a eles ou, ouvir os seus pedidos de perdão por não terem amado tanto enquanto aqui viveram.

O certo é que fui assistir à missa assim: com esse clima de festa. Hoje é um dia de visitas, de reencontros com a saudade deles.

Nossos entes queridos...onde estarão..? Por que não os vejo...?

Logo cedo agradeci a todos eles. Espero não ter esquecido de ninguém...

Todos meus amigos sabem como tenho profundo respeito e gratidão por eles, meus Antepassados. Através deles, eu estou aqui... Afinal, meus bisavós geraram meus avós que geraram meus pais, que me gerarammmmmm e assim caminha a humanidade...

Não é lindo receber tanta vida assim, sendo perpetuada assimmmmmmmmm....??

Logo cedo, soltei um beijo para o espaço, em homenagem a todos eles. Rezei rápido e prometi a eles rezar melhor depois, pois o computador me aguardava (diferente do ano passado que orei muito, conversei tanto com eles...). Senti aquele abraço...

Perguntei logo: e aí queridos antepassados vocês já são anjos???

Por favor, se apressem, pois preciso também da ajuda de vocês. Deixem de ser preguiçosos.

Naquele momento tive a impressão de ouvir uma vozinha a dizer: alguns sim, outros ainda não.

-Que bom!!! Então continuem a trabalhar muito Ok!!

Queridos amigos, voltando ao meu delírio na missa, minha esperança era que o padre falasse sobre os anjos. Nada feito.

Porém, uma frase sua, me chamou atenção. Disse ele:

Nossos entes queridos estão adormecidos aguardando a esperança da ressurreição. Saudade sim, tristeza não!!!

Nesse momento penso que vocês já sabem o que aconteceu comigo (risos). Isso mesmo: a imaginação correu solta. Parecia estar no mundo de Bob; aquele desenho animado.

Meu coração e cérebro ficaram logo burilando. Todo meu imaginário funcionou velozmente.

-Poxa vida! Eles, os mortos, irão dormir esse tempo todo?? E quando eles irão acordar?

Só no dia do juízo??

Gente!!! Isso ficou martelando na minha cabeça...

Pensei então em mim, quando eu morrer. Afinal, um dia eu também vou... (nunca tive medo de falar da morte, nem de morrer, pois pra mim é tão natural). PENSEI ENTÃO: eu vou ficar dormindo tanto tempo assim? Só aguardando minha ressurreição??? AH NÃO!!!!

Começou então minha conversinha com Jesus.

_Ah! Jesus eu não quero dormir tanto assim não, por favor. Com essa mente elétrica que tenho...isso não vai dar certo Jesus. No máximo um mês tá bom. Depois me acorde e me dê trabalho, muito trabalho pra tornar o mundo mais lindo, mais feliz, mais encantador, salvar alminhas para o senhor.

_Pense bem Jesus! Veja se eu não tenho razão. Não é vantagem nenhuma para O SENHOR, essa multidão de fiéis defuntos, dormindo tanto assim. E se roncar piro ainda...

Pense bem: Eles podem ser úteis acordados aí em algum andar do céu. Aqueles mais chatos (aqueles não tão fiéis assim, tudo bem!). Concordo. Pode deixar eles dormindo mais tempo.

Pense bem Jesus: É melhor todos juntos, com o senhor, ir ressuscitando por grupos e ir construindo seu reino, aumentando seu exército...

Exército adormecido muito tempo, o inimigo avançará certo? Pense nessa estratégia...e veja se não tenho razão.

_Pense melhor papai do céu...

_Eu quero ser anjo logo.!!!!!! Eu já durmo muito aqui na terra. Roncar eu não ronco, mas dormindo tanto assim quem sabe...

Acho que já trabalho pouco para o senhor Jesus e, mesmo assim, quando for embora desta terra, vou ter que dormir mais ainda???.....Sinceramente!!!

AH NÃO PAPAI DO CÉU....

Enquanto divagava, a missa foi chegando ao fim, fui me acalmando num estado de paz, sentindo ele, Jesus, bem pertinho de mim e com ares de riso...

Ao final dela, voltei para casa, burilando esses pensamentos e com tudo o que havia aprendido nela. Decidi então, não pensar tanto assim e, deixar com ele a decisão. Ele sabe tudo né ???? Algum propósito ele tem com essa decisão!

Agora, com a alma mais serena, resolvi guardar comigo, no fundo do meu coração de menina, a linda frase consoladora de Jó, lida na primeira leitura:

“EU SEI QUE O MEU REDENTOR ESTÁ VIVO E QUE, POR ÚLTIMO, SE LEVANTARÁ SOBRE O PÓ; E DEPOIS QUE TIVEREM DESTRUÍDO ESTA MINHA PELE, NA MINHA CARNE, VEREI A DEUS. EU MESMO O VEREI, MEUS OLHOS O CONTEMPLARÃO, E NÃO OS OLHOS DE OUTROS”.

Será um momento emocionante não acham???

Recife, 2 de novembro de 2008.

22:00hs

Fátima Arar
Enviado por Fátima Arar em 02/11/2012
Reeditado em 21/03/2013
Código do texto: T3965442
Classificação de conteúdo: seguro