A cidade das oportunidades!

Eddie Shibumi

Caminhava o homem pelos corredores amplos e ante-salas de gabinetes, ministérios, secretarias e autarquias. Chamavam a atenção suas roupas antiquadas com mangas bufantes e o chapéu com uma vistosa pena em estilo século XV. Trazia embaixo do braço um volume com folhas grossas, gastas e amareladas.

Andava por ali tentando se fazer notado por secretárias, assessores (puxa-sacos de plantão) ou quaisquer outros que o pudessem indicar a uma vaga de trabalho. Tinha grande experiência em aconselhar políticos e monarcas, em suas vidas públicas e privadas (algumas entupidas e transbordando!!), suas referências profissionais o recomendavam a um alto cargo naquela capital federal pródiga de oportunidades!

Natural de Florença estava habituado às intrigas palacianas, manobras militares e traições que pavimentam a estrada do poder, tinha esperanças de fazer-se amigo e confidente dos senhores do planalto central (afinal quem servira Borgias e Médicis não teria dificuldade em auxiliar Arruda, Silva, Magalhães, Serra ou Russef).

Tinha ambições pequenas o notável personagem, queria um cargo onde pudesse exercer sua sabedoria aética em ajuda aos despreparados políticos brasileiros. Compareceu a algumas entrevistas, apresentou seus documentos e deixou como cartão de visitas um pequeno tratado sobre a arte de governar.

Foi informado que por não usar meias ou cuecas ficava sua contratação difícil, mas que por sua condição de desencarnado há 500 anos poderiam arranjar uma boquinha como porteiro fantasma do congresso (claro, deixando os 30% da caixinha e o seu exemplar original e autografado de “O Príncipe”, um presentinho ao amigo senador do Maranhão).

Ele pensou bem e resolveu aceitar, afinal cargo público sem concurso não é para qualquer um.............