SÃO PAULO E A ATUAL VIOLÊNCIA - QUANDO O POSTE URINA NOS CCHORROS

"A VIDA JOGA OS DADOS E EMBARALHA AS CARTAS"

**** Michel Serres****

(......Recuso-me a crer na liberdade e neste conceito filosófico.Eu não sou livre e sim às vezes constrangido por pressões estranhas a mim, outras vezes por convicções internas. Quando jovem fiquei impressionado pela máxima de “Schopenhauer” O homem pode,é certo, fazer o que quer ,mas não pode querer o que quer; e hoje diante do espetáculo aterrador das injustiças humanas,esta moral me tranqüiliza e me educa. Aprendo a tolerar aquilo que me faz sofrer. Do livro Como Vejo o Mundo.)

(Segundo esta autora, a violência caracteriza-se por sua instrumentalidade, distinguindo-se do poder, do vigor, da força e, mesmo, da autoridade. A política constitui-se o horizonte de interpretação da violência, que não é nem natural, pessoal ou irracional. A violência contrapõe-se ao poder: de forma que onde domina um absolutamente, o outro está ausente. A reflexão de Hannah Arendt) - Extraído de" O conceito de violência em Hannah Arendt e sua repercussão na educação "por Waléria Fortes de Oliveira - Marcelo Rezende Guimarães.

Segunda, terça e quarta feira, 29,30 e 31 respectivamente. Onde eu leciono, as aulas à noite foram interrompidas, devido ao toque de recolher de uma facção. Hoje iremos para escola sem saber se haverá aulas ou não! Até hoje, na ordem natural das coisas, é o cachorro que urina nos postes. Mas parece que na inversão de valores e poderes, pode – se dizer que os postes é que estão urinando nos cachorros. Até que ponto Secretaria de Segurança Publica de São Paulo, o crime organizado, que um dia parou a maior cidade da América do Sul espalhando o terror, mandará no destino desta cidade?

Mata - se em São Paulo ultimamente, como se houvesse um fratricídio! Vivemos uma Canudos ao contrário! Os muitos conselheiros do crime espalha o terror deixando o poder público manietado! População aterrorizada e policiais aterrorizados! Aterrorizados pela segurança de familiares e da sua própria segurança. Hoje Os Sertões acontecem em São Paulo! Temos muitos Euclides da Cunha escrevendo esta história em tempo real, em som, letras e imagens, vivida em tempo real. Em tempo real no asfalto, em tempo real no novo século, em tempo real onde uma Mulher pela primeira vez governa este País; Em tempo real onde mediante às escâncaras dos mensalões, partidos estão mais preocupados com o poder, enquanto a terra da garoa, borbulha em caos de violência!

Até quando viveremos no meio deste caos cheio de inseguranças, medo e incertezas? Por que chegamos a este atual estado de coisas? Que são os verdadeiros culpados e responsáveis pelo que ocorre hoje? Quem são de fato as vítimas deste turbilhão de desmandos e descasos em São Paulo? Tenho uma resposta calcada na esperança e no desejo. Somos o País da copa! Somos a cidade da abertura da copa! Faremos a melhor copa do mundo, afirmam os maiores narcisistas deste pais. Tudo está dentro do real! Hoje somos um pais com uma economia estável! Crescemos e já estamos (emparelhados) com os grandes países do globo terrestre. Será que até lá as coisas serenarão? Enquanto isso não ocorre, que tal ficarmos curtindo os postes urinando nos cachorros. Só não sei que são os postes e nem os cachorros! Só sei que somos uma população em pânico!!!!!!!!!!!!

Até quando?????????????????????????????????????????????????????????????????????

!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!