TEMPO, O SENHOR DA RAZÃO.

Dominante e dominador porque não é dominado, imbatível e imperativo. Ninguém pode lhe impor freios, nem barrar seus passos, muito menos cercear seu avanço.

A “razão” está no tempo, só ele explica o engolfamento de tudo e de todos, dita as normas do quando e como sucederão as mudanças, todas, materiais e imateriais.

Digere soberano a linearidade do cosmos, suas transformações inexplicáveis, só por ele testemunhadas. As assiste, só ele pode e sabe o que acontece e aconteceu, e maximiza ou minimiza eventos, interferindo no seu escoamento, que aglutina ou secciona. Seu decurso fragmenta e faz crescer, evolui e involui; transforma.

Alguns não o conhecem, restrita faculdade de visão os intimida em gnose, limitação de origem, etiológica, e aspiram ser o que nunca serão e viver o que o destino não proporcionou. Não vivem suas verdades, afundam em suas mentiras, a limitação retira a possibilidade de inferir a gama fenomenológica como universalidade.

O pensamento que se funde na alma é deficiente, a cabeça fica desfocada da existência.

O cirurgião Paulo Niemayer, em entrevista, perguntado sobre a alma, disse: “Eu acredito que a alma está na cabeça. Quando um doente está com morte cerebral, você tem a impressão de que ele já está sem alma... Isso não dá para explicar, o coração está batendo, mas ele não está mais vivo. Isto comprova que os sentimentos se originam no cérebro e não no coração.”

Inexistindo visibilidade, passam pela vida essas existências, sem registrarem o verdadeiro que foram e são, o tempo os engole, a alma sucumbe pela pobreza do pensamento.

A memorialidade que se esgota para todos, para esses que vivem sem suas verdades já se esgotou, “o tempo é o senhor da razão”.

Todos avaliam essas vidas sombrias, comiseradamente, onde não há visita de luz alguma, fechadas “intra muros” na desrazão do tempo verdadeiro não vivido em realidade, pois “ o tempo é o senhor da razão”.

Celso Panza
Enviado por Celso Panza em 31/10/2012
Reeditado em 31/10/2012
Código do texto: T3961853
Classificação de conteúdo: seguro
Copyright © 2012. Todos os direitos reservados.
Você não pode copiar, exibir, distribuir, executar, criar obras derivadas nem fazer uso comercial desta obra sem a devida permissão do autor.