Em busca da felicidade

Sempre estamos a procura da tal felicidade, mas sempre que percorremos o caminho rumo a ela nos perdermos. Há quem procure a felicidade em uma pessoa, e fica a pensar: "Ah! Quando eu encontrar minha alma gêmea..."; outros a procuram nos bens materiais: "se eu fosse rico, se eu tivesse um bom carro"; outros ainda se perdem absolutamente, isto é, perdem até mesmo o tal objetivo/objeto que lhe traria felicidade, e acabam por adentrar em todos os caminhos que lhe surge pela frente, contudo, não encontra a tal felicidade. Alguns, tem a felicidade de encontrar a felicidade, pois os tais percorrem a vereda certa para alcançá-la.

Estes últimos quando esperam sua alma gêmea, não esperam um ser perfeito em beleza e perfeito em personalidade, mas sim, esperam um ser com defeitos, mas que também tem virtudes, e essas virtudes irá complementar o que lhe falta, e isso sobrepuja muitas vezes a beleza estética. Quando desfrutam de bens materiais, tem a consciência que os tais são meras ferramentas para lhe proporcionar a felicidade, mas que não são a própria, ao mesmo ponto que alguns quando privados de tais, ou seja, quando privados dos bens materiais em abundância, sabem encontrar a felicidade nas coisas simples que o cerca, e é feliz no pouco, enquanto muitos que esbanjam de bens chegam a tirar a própria vida. Por fim, estes poucos que encontram a felicidade, são aqueles que a entendem como um estado, e que tudo de externo que o cerca, simplesmente serve para lhe proporcionar uma viagem ao seu interior, e de fato encontrar a verdadeira felicidade, a qual não reside na efemeridade das coisas externas, mas reside nos valores, nos sonhos, nos ideais, enfim, reside na subjetividade latente existente em cada um de nós. Essa subjetividade é o que precisamos encontrar dia após dia, para que o estado de felicidade seja ininterrupto, para que alcancemos a luz da felicidade em todos os seus espectros, e de fato sejamos nós essencialmente felizes, independentemente do mundo externo.

Wanderley Barrêto.'.

S.J. do Cariri, 31.10.12