QUEM AVISA AMIGO É...

Prof. Antônio de Oliveira

antonioliveira2011@live.com

Acompanhamos a crise europeia, que é dita econômica, mas, na realidade, é proveniente de um conjunto de fatores. Principalmente na grande Grécia, mãe cultural do Ocidente. No Brasil – abram os olhos, que tem abrolhos! – o dinheiro arrecadado de impostos escoa pelo caminho fácil do ralo, dos gastos públicos distorcidos, dos superfaturamentos, das mordomias.

No antigo programa de rádio Hora do Brasil, a Marinha ocupava um espaço com o Aviso aos Navegantes em que apresentava as condições de navegação em águas brasileiras. Hoje temos a previsão do tempo na televisão, apresentado com charme e glamour. Mais que previsão, predição do que pode acontecer. Em suma, ser previdente para tomar providência. Ou, de acordo com Augusto Comte: saber para prever, prever para prover.

Numa entrevista concedida, em 1996, à revista Tierra Canaria, José Saramago se refere à diminuição da capacidade mobilizadora dos sindicatos e às indústrias de divertimento de massas, em particular à televisão e ao futebol, que, segundo ele, “vão anulando de forma insidiosa o que ainda restava de espírito cívico e de vontade de participação. Há milhões de espanhóis para quem o Barça e o Real Madrid são importantes todos os dias da semana; há milhões de espanhóis para quem Espanha não é importante um único dia do ano...” Qualquer coincidência com milhões de brasileiros e, sobretudo, com políticos brasileiros investindo pesado na Copa de 2014... não é mera coincidência.

Frequentemente se propõe introduzir alguma disciplina no currículo do ensino fundamental e do ensino médio. Mas ninguém fala em axiologia, naquela aprendizagem da hierarquia, da escala de valores, particularmente dos valores morais, prevalecendo o “levar vantagem em tudo”. Programação de TV, então, é boa se dá ibope. Que nem “big brother”. Não se trata de ser moralista, mas há brasileiros, especialmente políticos, para quem o Brasil não é importante um único dia do ano...

Antônio Oliveira MG
Enviado por Antônio Oliveira MG em 31/10/2012
Código do texto: T3961695
Classificação de conteúdo: seguro