O Bem e o Mal.

Esta historinha foi e ainda é contada pela minha família através das gerações, ela traz verdades que jamais foram esquecidas por nenhum de nós.

Era uma vez no começo do mundo duas forças opostas:
Uma era do Bem(Deus) que era  mais forte e poderoso, o outro era do Mal (Diabo),este era mais fraco e  tinha menos  poderes.
Eles lutavam entre si pelo domínio total dos homens, e Deus sempre vencia.Mas o diabo não sossegava e não aceitava perder tantas batalhas.
 Um dia, teve uma ideia brilhante!Tinha encontrado o meio  infalível para dominar os homens.Pegou um pedaço de metal, nele gravou alguns símbolos, deu a cada um deles um valor,e o chamou de moeda.Pegou várias delas e jogou na terra.Alguns homens  a pegaram mas outros não.Começaram as brigas por que todos queriam a tal moeda, por ela eles se matavam provocavam guerras,quem tinha mais moedas ganhava a batalha! O diabo estava feliz com sua criação, se considerou um gênio, se auto elogiava, se considerou envaidecido o máximo  e repetia para si mesmo que Deus não era páreo para ele!
Foi o caos!O diabo tinha inventado o dinheiro.
Deus preocupado se viu em apuros quando soube o que  se passava,  não teve outra saída a não ser chamar o diabo para tentar chegarem a um acordo sobre a novidade.
Então eles se reuniram numa sala enorme no alto de uma montanha deserta.
Deus, como Criador, falou primeiro:
-Você estabeleceu discórdia entre os seres que eu criei, não gostei nada disso, mas tudo bem o mal já está feito,eles agora não saberão mais viver sem as moedas que você  chama de dinheiro.
Mas vamos conversar a respeito da sua invenção.

Te proponho o seguinte:
Se o dinheiro for usado para  que eles ajudem uns aos outros, para salvar vidas,para não provocar  discriminação, não servir de motivo de orgulho e dominação,
nem para fazer mal a alguém ou a eles próprios eu aceito sua invenção e permito que possam cunhar mais dinheiro.
Mas se ele for usado para fazer mal aos demais ou a eles  mesmos,
você tem que me prometer que vai recolhe-lo dos homens que o usou para fazer mal e criar discórdia.Aos que agem com você os tornará seus escravos, submissos as suas ordens
e voce os punirá .Aceita?

O Mal pensou, pensou...
- Tudo bem, aceito.Criei o dinheiro e joguei aos homens como isca,arma usada  para os corromper, para que fizessem mal, escravizassem, se tornassem escravos dele, se julgassem superior aos demais por terem mais dinheiro, os gastassem em bebidas e jogos,alimentassem vícios e vaidade, provocassem guerras,crimes e outras coisas mais...Já vou avisando que vou castigar os maus  fazendo com que sofram as penas do inferno!kkk Você sabe que sou vingativo,vou fazer com que padeçam de  algum mal que nem todo dinheiro do mundo poderá ajuda-los!kkk Ai sim minha crueldade será completa,quem manda eles serem “trouxa” eu os engano direitinho.kkk Como sou ruim de verdade,posso deixa-los sem nada,pobre de fazer dó,tirando-lhes o dinheiro,quero vê-los humilhados, acabados e chorando enquanto me divirto com seu sofrimento,vai ser a glória!kkk.E daí?O que acha da minha proposta?
Deus ficou mais tranquilo.Havia a possibilidade de chegarem a um bom termo sobre o assunto, mas fez uma contra proposta.
-Acho excelente!Você teve uma ideia brilhante! Assim posso manter meu filhos a salvo das suas maldades.Os que forem bons sempre terão o suficiente para eles e para estender a mão aos que necessitam de ajuda, a estes  você e eu teremos que prometer ajudar para que nada lhes falte.Os que são gananciosos e se acham “orgulhosamente especiais” viverão em busca do dinheiro que você escondeu, ou no medo e na luta constante para não perde-lo.Mas quero lhe propor uma outra opção, e espero que aceite.Não castigue aqueles que tem bastante dinheiro ganho com muito trabalho,e que o divida com os mais necessitados.Você promete ajudá-lo a ganhar cada vez mais?

O diabo não gostou muito, mas aceitou a proposta.
-Está certo desde que tenha ganhado o dinheiro de forma honesta e não caído nas minhas armadilhas...
Deus concordou:
-Que bom que chegamos a uma conclusão satisfatória para nós dois sobre este assunto. Daqui em diante você faz sua parte e eu a minha.
E assim foi feito.O Bem ajuda quem é bom e correto, e o Mal se encarrega de fazer sofrer quem é ganancioso e mau.
Mas Deus sabe que o tinhoso é “manhoso e esperto”, por isso não confia nele e tenta livrar os homens das tentações causadas pelo dinheiro...Dificilmente consegue!
 
M.H.P.M.
 

 
Helena Terrivel
Enviado por Helena Terrivel em 29/10/2012
Reeditado em 29/10/2012
Código do texto: T3958743
Classificação de conteúdo: seguro
Copyright © 2012. Todos os direitos reservados.
Você não pode copiar, exibir, distribuir, executar, criar obras derivadas nem fazer uso comercial desta obra sem a devida permissão do autor.