Despenteada

O espelho para ela é a extensão do corpo... escova e pente é a extensão dos braços. Na rua, no trabalho, sempre, encontra um tempo para olhar-se no espelho. Preocupação maior são os seus cabelos. Nada de “crespura” nas ondas das suas madeixas castanha. Receitas mil para ter um alisamento, o mais natural, possível.

Soluções caseiras são vistas com bons olhos por ela. Um abacate, com meio copo de azeite morno é aplicado nos crespos com o cabelo molhado, após 20 minutos de espera, lá vai, Marinalva para o chuveiro lavá-los com shampoo e condicionador.

Vou tirar o veneno do canto da boca para contar... Cada compromisso marcado uma tortura medieval recaí sobre o marido e a família! Quatro horas antes do compromisso ela lava a cabeleira, faz uma touca. Quer saber como é a touca de Marinalva?

Ela faz uma risca na lateral direita da cabeça. A seguir, penteia o cabelo da direita para a esquerda, fazendo o contorno com ele ao redor da cabeça, prendendo-o com grampos. Passado uma hora ela troca o lado da touca. Aguarda mais uma hora para soltá-la. Então, ela passa um produto com efeito liso e anti-frizz para o liso durar mais, além de abaixar os fios que teimam em ficar arrepiados.

O marido impaciente com a demora, já, sabendo que mais uma vez chegariam atrasados ao compromisso, bate na porta do banheiro: “Faz uma hora..., que você está se arrumando!”

Nervosa! Bate o pente na pia... dois dentes se soltam. Nova batida! Dentes pulando! No final restam cinco dentes no pente.

Pronta! Calma! E feliz com o cabelo.

O marido entra no banheiro para pentear o cabelo. “Pente sem dente!? O que aconteceu aqui!?”

Marinalva sem pressa olha e responde: “Fiz uma catarse! Eu e o pente! O pente e eu!”