Lugar de mulher é também na política

LUGAR DE MULHER É TAMBÉM NA POLÍTICA

Lugar de mulher é em todo lugar, principalmente na política, mas infelizmente como podem comprovar, tivemos pouca mulher eleita, os homens são maioria como sempre ocupando o poder político no país. Se tivéssemos mais mulheres participando da vida política nos paises do mundo, a situação poderia ser diferente. Nossa sensibilidade conjugada com nossa racionalidade contribuiria para ter um modelo melhor de governar.

Voltando na história, o filósofo da época iluminista Montesquieu dividiu os poderes em: Executivo, legislativo e judiciário e prevalece até hoje. Os concursos para o judiciário tem levado algumas competentes mulheres a ocupar este espaço. Que bom! Para mim muito dos entraves do país está neste poder, que é muito bem pago, mas dá brechas para nos deixar indignados pela morosidade ou por não cumprir a função a que se destina, no entanto acontece situações de realmente fazer justiça. Acredito que mais Mulheres, com algumas exceções, ao ocupar este poder só vão contribuir.

A mulher no parlamento, ocupando os espaços de poder no executivo e legislativo fará também muita diferença, ou melhor diferente. Claro que existe as exceções. Mas se a mulher não quer lutar pela carreira política ocupando os espaços de poder competindo com os homens em igualdade de direito para ser represente do povo,

o mínimo que deve procurar ser, é uma pessoa que além de informação tenha conscientização, procurando ter uma atuação cidadã.

Cada pessoa tem o direito de fazer o seu projeto de vida, conforme Sartre, “o homem está condenado a ser livre”.

A mulher não é redentora da política, assim como o gênero masculino não é o responsável pelo que existe de mau, mas a intenção é valorizar, e mostrar que nosso papel enquanto mulher é importante. Na vida política, podemos colaborar com os bons projetos ou denunciadoras das más políticas, conseqüentemente dos maus políticos. Não existe atitudes de neutralidade, porque ou você faz a política da justiça ou a da dominação.

O primeiro passo é procurar estar atualizada com os acontecimentos e por favor, não usem as frases simplista mas de descrença: “Todo político é a mesma coisa”, “Qualquer um só pensa nele e nos seus”. O certo é que os maus políticos adoram ser confundidos.

É verdade que temos uma parcela expressiva de políticos mal intencionados, mas temos também um grande número que representam bem o coletivo por quem foram votados, e cumpre muito bem seu papel. Como seria bom se tivesse mais mulheres!

A intenção é louvar as mulheres que optarem atuar na vida política, porque já somos uma grande porcentagem da força de trabalho do pais e provamos que temos uma alma guerreira. È bom que apoiemos as que abraçam causas coletivas e não apenas pessoais. Nossa participação tem que crescer mais, este é nosso destino.

. Enfim o mundo historicamente existe em torno do poder e as mulheres é bom que demonstre determinação, perseverança, para caminhar junto, não precisando ultrapassar os homens, mas estar sempre ao lado dele fazendo parte deste poder.

Geni Nogueira
Enviado por Geni Nogueira em 29/10/2012
Reeditado em 29/10/2012
Código do texto: T3957298
Classificação de conteúdo: seguro