SITE "100FACE". FACEBOOK.

Creio que já impressionado com sua dependência de relatar “o que fazia; onde estava; o que iria fazer; quais eram seus planos; sua vida enfim”, resolveu um aficionado do "facebook" acender o alerta. Não era só uma dependência, havia algo de visceral, orgânico. Vício e dependência estão fora de controle. Fez surgir um site,

Felipe Teobaldo criou o “100FACE”, site que congrega gente disposta a abrir mão dessa rotina, digamos, UM QUASE SER VIGIADO E ANUIR A TANTO.

É uma necessidade de “prestar contas ao seu grupo” ou o quê? Por quê?

Milhões de motivações, evidentemente ligadas ao “eu”.

O hábito é segunda natureza, diz o bardo shakespeariano, e nessa toada chega-se ao absurdo de, como diz Felipe, “uma vez conversei pelo Face com um amigo que estava ao meu lado no sofá”.

Há quem namore a amada, ao seu lado, por computador, e uma legião hoje “faz sexo?”, por computador(?), seria como comprar uma boneca de plástico. Lógico, o fato é problema não resolvido, algum “temor” do “vis a vis”. Ou não gosta de sexo, o normal, que aconselha a natureza e faz surgir a vida...

Você se considerava viciado? Perguntado, o criador do “100Face” respondeu que sim.

"O movimento começou com 100 PESSOAS, AGORA SOMOS SÓ SESSENTA, OS OUTROS NÃO CONSEGUIRAM."

Sua vida melhorou, disse que consegue ler livros, revistas, e arrumar a casa que só tinha um colchão e uma prateleira.

O vício tem origem compulsiva, TAMBÉM SEM DROGAS, como compulsão em jogar, fazer sexo, trabalhar, o conhecido “workaholic”, etc.

Esse novo vicio fez países asiáticos abrirem clínicas de tratamento.

O novo "hábito" já é tratado como doença, embora não catalogada na OMS.

Essa abertura da personalidade, mostrar a "face" em latitude e longitude, faz perder de certa forma o "rosto", a face, a intimidade, a privacidade, e mesmo a imagem, bens de ordem natural, e por fim a identidade......

A entrevista está na REVISTA VEJA, desta semana, fls. 68/69.

Celso Panza
Enviado por Celso Panza em 28/10/2012
Reeditado em 28/10/2012
Código do texto: T3956527
Classificação de conteúdo: seguro
Copyright © 2012. Todos os direitos reservados.
Você não pode copiar, exibir, distribuir, executar, criar obras derivadas nem fazer uso comercial desta obra sem a devida permissão do autor.