PERCEBER O TEMPO...

O tempo, sua consumação tem me impressionado vivamente..

Vivemos o tempo, não o percebemos, ele nos percebe, e mais importante, nos comanda. Somos comandados sem conhecer, com detalhes, quem comanda...

E ele não dá notícia, não resfolega, não faz pausa, não cansa, apenas comanda...

Ontem me apaixonei por um dado, em uma nação que conheço e não me seduz, Portugal.

Vi em documentário uma oliveira que tem 1.100 anos, fiquei boquiaberto, é uma natureza nesse espaço de tempo sem transformação, está em Évora, cidade histórica, em um convento antigo transformado em um hotel de luxo.

TEM ALMA.....

A doutrina tomista acata a alma, princípio espiritual, unida ao corpo, princípio material, formando um composto substancial. Assim, tem uma alma as plantas, é a "alma vegetativa", com funções de alimentação e reprodução; nos animais, é "alma sensitiva", com as funções anteriores, mais sensação e mobilidade; finalmente, o homem com todas as funções anteriores, mais a racional com o dom da inteligência onde o livre arbítrio se destaca.

UM SER SEM TRANSFORMAÇÃO, VIVO EM CORPO E COM ALMA, MIL E CEM ANOS ASSISTINDO E SENDO ASSISTIDO PELO TEMPO...

Quando vi me acendeu a química que me fez rodar o mundo da história que me interessa, só a que me interessa, e voltar várias vezes.

Não teria mais nada para ver... E me surge a oliveira que dá azeitonas...lógico, as melhores por sabor que conheço estão em Positano, na Itália, comidas (degustadas) na praia com um bom sangiovesi.

Mas esta oliveira tem mil e cem anos .... me deu vontade de abraçá-la e beijá-la, como faço com as árvores seculares do Jardim Botânico do Rio

de Janeiro...

É difícil abraçar o tempo sem que a matéria esteja metamorfoseada...

Acho que não resistirei, irei abraçá-la, e beijá-la...muito significativo, beijar o tempo-matéria...ampliado.

Celso Panza
Enviado por Celso Panza em 27/10/2012
Reeditado em 27/10/2012
Código do texto: T3955333
Classificação de conteúdo: seguro
Copyright © 2012. Todos os direitos reservados.
Você não pode copiar, exibir, distribuir, executar, criar obras derivadas nem fazer uso comercial desta obra sem a devida permissão do autor.