“O assunto é o coração. Qualifica o fato, a nos deixar com ciúmes.”

Viver a vida é bom. Mas passar horas na sala de aula com o professor Gilberto... É bom demais.

Ali a gente aprende a conhecer o nosso corpo, o nosso organismo como ele funciona. Esta aula me da à sensação de leveza para o meu corpo e a minha alma. Preocupa-se a unir em uma só direção o elemento saúde. Nas suas conferências, exibe o que existe de melhor o que aprendeu em sua profissão. E assim ele consegue para si, olhares de admiração. E quando o assunto é o coração (o seu fogo) lá vem ele e pergunta “como vai o seu fogo minha mestra, ou meu mestre?” e todos riem, pois sabem que o condutor principal que dirige qualquer mortal é o nosso fogo, o nosso (coração).

E assim ao longo do curso, os alunos ainda tiveram orientações sobre os exercícios físicos e acupuntura, assim passaram a ter uma nova perspectiva de vida. E ouvir o mestre Gilberto falar da sua Gertrudes, nos levam imaginar quem seria ela, que mulher e está que cativou o “fogo” o “coração” do nosso mestre.

A sua presença em pensamentos quase sempre está nas suas aulas. Ele qualifica o fato a nos deixar com ciúmes. Então disponibilizando a dizer sobre a Gertrudes, relata para nós como é o seu final do dia quando chega do seu trabalho;

Gertrudes é uma mulher bem alta, se referindo à altura de uma porta, de braços longos e pernas. Está sempre mal humorada, é um terror, e para aumentar mais está dose de mau humor, quando chego minutos atrasados, lá esta ela exigindo explicações. Então sem tentar fugir do assunto, me atiro em seus braços e a jogo no chão, e digo há minha querida, como eu ti amo, você é a minha deusa maravilhosa, todos os predicados que veem na minha cabeça, e ai então ela se derrete, me abraça, me beija e diz: “Vamos fazer amor e não guerra.” E com certeza leva a loucura qualquer mortal. E esta é uma das formas dele apresentar uma fórmula para nós, como se livrar de uma encrenca e dos problemas futuros para o nosso “fígado”. Ao longo deste ano tive o prazer de conhecê-lo melhor, dei muitas risadas de suas “informações” bem humoradas, e do seu sorriso quando cada aluno chega e diz “seja bem vinda mestra!”

A todos trata com carinho e elegância e faz com que a gente pense que fazemos parte de sua vida. Resgata para si nossas “energias” e as faz retornar com mais força. Com palavras de carinho e respeito de quando eu chego perto de ti, e digo “oi professor Gilberto, cheguei e ai posso te dar um beijo? Sim é claro Lú, você diz.”

E ali no seu rosto fica a minha marca do meu batom e eu te digo “Opa! ficou a marca, não deixa a Gertrudes ver, limpa, limpa” e você mestre sorri e da uma gargalhada e diz não faz mal, não faz mal. Então mestre Gilberto você é mais um amigo que entrou em minha vida, no momento mais belo, na minha terceira idade. Uma idade em que nos precisamos de amigos verdadeiros, que nos encorajem a viver de bem com a nossa vida agora neste momento. É como recomeçar do zero. É como a gente começar a engatinhar e a cada passo vamos encontrar alguém que nos da às mãos. E desta forma no caminho, desvendamos coisas, fatos e amigos como você mestre que fala do amor e como viver bem com a gente, cultivando a saúde através da medicina chinesa o Tai-Chi-Chuan, que com certeza é uma boa ideia. E porque não dizer que; viver bem com a vida é bom. Mas... Viver a vida com amigos que a gente gosta é melhor ainda.

UNAI- Universidade Aberta a Integração- MTC- Medicina Tradicional chinesa e tai chi chuan. Professor Gilberto Cabral- 2012

Fisiologia Chinesa - Fígado - Gan

O fígado, maior órgão do corpo, está localizado na parte superior da cavidade abdominal abaixo do diafragma, desempenha papel vital no organismo e regula muitas funções corporais.

Representado pelo elemento madeira na teoria dos cinco elementos da Medicina Tradicional Chinesa, essa energia expressa sua identidade individual como força da natureza não especificamente agressiva cujas qualidades podem ser descritas como adaptabilidade, flexibilidade, representada no caráter humano como a qualidade da estratégia. É responsável pelo planejamento de todas as funções do organismo e garante o livre fluxo do Qi (energia) em todas as direções, mantendo o indivíduo com sua vida emocional tranqüila.

O livre fluxo do Qi do Fígado é importante para uma digestão perfeita e também relaciona-se na secreção uniforme e harmoniosa da bile armazenada pela vesícula biliar.

O fígado também armazena o sangue e o distribui, regulando seu volume de acordo com as atividades físicas. Distribuindo o sangue, promove a nutrição e umidecimento dos músculos e tendões capacitando-os ao desempenho ideal de sua função. A debilidade do sangue resulta em má contração, rigidez, espasmos, tremores e entorpecimentos.

Tai chi chuan: benefício para o coração das idosas

http://www.sautil.com.br/noticias/tai-chi-chuan-beneficio-para-o-coracao-das-idosas

De acordo com uma pesquisa publicada nesta quarta-feira no periódico European Journal of Preventive Cardiology, mulheres idosas podem ter uma melhor saúde cardiovascular e muscular se praticarem Tai chi chuan. O estudo, que foi desenvolvido na Universidade de Hong Kong, na China, mostrou que pessoas que realizam a atividade três vezes por semana obtêm benefícios em relação à elasticidade das artérias e também à força muscular na região dos joelhos.

De acordo com os pesquisadores, diversos estudos vêm mostrando que a melhora da força e da função muscular são capazes de compensar o declínio da complacência arterial, quadro que costuma aparecer com o envelhecimento. A complacência arterial é a capacidade das artérias de se dilatarem e voltarem ao normal de acordo com as mudanças da pressão sanguínea, e é indispensável para o bom funcionamento do sistema vascular. A rigidez das artérias, ou seja, quando elas ficam mais espessas e menos elásticas, está intimamente ligada a doenças cardiovasculares, como a arteriosclerose e hipertensão.

Os resultados da pesquisa sugerem que o Tai chi chuan pode ser uma atividade física recomendada para idosos, já que, além de melhorar tanto a saúde cardiovascular quanto a força do corpo, é uma atividade possível de ser praticada a qualquer hora, em qualquer lugar e sem a necessidade de equipamentos específicos. \"Os benefícios demonstrados podem ser melhores ainda se combinados com exercícios aeróbicos e alongamentos\", diz William Tsang, um dos autores do estudo.

Filosofia Tai Chi Chuan

1. Como a Cultura Chinesa está incorporada dentro do Tai Chi ?

A Cultura Chinesa foi desenvolvida através do I Ching e de diferentes escolas de filosofia.

Tai Chi baseia-se e inclui o Yin e Yang. A teoria do Tai Chi está separada por 2 caminhos: 1 yine 1 yang. Quando eles estão juntos tornam-se equilibrados.

Wu Sheng = 5 elementos/princípios.

Os 5 elementos são: Fogo, Água, Metal, Madeira e Terra.

Cada um desenvolve, controla e equilibra o outro.

Madeira nutre o Fogo

Fogo desenvolve a Terra

Terra desenvolve o Metal

Metal dissolve para tornar-se Água

Água nutre a Madeira

Água apaga o Fogo

Fogo derrete o Metal

Metal corta a Madeira

Madeira absorve os nutrientes da Terra

Terra controla a Água

A Medicina Chinesa baseia-se no Yin e Yang. Por exemplo: Coração = fogo; Fígado = madeira; Rim = água; Estomago = terra; Pulmão = metal. Quando nós estamos doentes, as energias Yin e Yang não estão equilibrados. A Medicina Chinesa também utiliza Wu Sheng, os 5 elementos

Neire Lú

25/10/2012

Neire Lú
Enviado por Neire Lú em 26/10/2012
Código do texto: T3952652
Classificação de conteúdo: seguro
Copyright © 2012. Todos os direitos reservados.
Você não pode copiar, exibir, distribuir, executar, criar obras derivadas nem fazer uso comercial desta obra sem a devida permissão do autor.