DÊ AAULAS, PORQUE...........................INTELIGÊNCIA É CONTAGIOSA

Eu sempre gostei de dar aulas. Acho que o contato com o aluno, com o ambiente escolar, com livros, avaliações, colegas docentes, e tudo isso é especialmente diferente e por isso sempre vi a docência como um privilégio que é dado a uns poucos. No entanto estou descobrindo outros motivos para dar aulas, e um deles é que assim como determinadas doenças a inteligência que felizmente náo é doença, também é contagiosa. Como o riso que se dissipa a inteligência realiza a mesma coisa e nada melhor que o ambiente escolar para se viver isso. Já com alguns anos acumulados de magistério recentemente tive essa experiência. Alunos tímidos, que inicialmente não se expressavam com facilidade, que tinham dificuldade derepente se encontravam falantes, dando suas opiniões e aquilo que inicialmente era uma aula expositiva se transformava numa troca de experiências e sobretudo um difusor de inteligências. Descobri naquele momento que ministrar aulas é antes de qualquer coisa uma grande oportunidade de ser mais inteligente, de ser melhor, de poder evoluir a cada momento. Descobri entre risos com meus alunos, alguns ainda saindo da adolescência, outros já com a experiência de casados, e outros ainda vivendo as incertezas do amanhã que ser professor é na verdade deixar-se contaminar pela inteligência, deixar-se invadir por ela sem restrições. Permitir que ela venha para dentro de si como uma torrente avassladora que abre para mim um mar de oportunidades que só é possivel através do conhecimento. Aqueles olhos ávidos de conhecimento, aquela testa franzida na tentativa de encontrar uma resposta para uma pergunta inesperada ou então querendo me surpreender com uma resposta inusitada, me fez compreender que não apenas os meus alunos, mas que eu também era o grande beneficiado ali, enquanto dava a aula para a qual eu tinha sido contratado. Penso que existem professores que são a vida inteira a mesma coisa, que não ser permitem serem invadidos ou então que foram “vacinados” contra a inteligência e por essa causa, são as vezes tão arrogantes e pretenciosos. Por outro lado, vejo que alguns dos meus ex-professores também se deixaram “contaminar” pela inteligência de tal forma que mesmo depois de muitos anos, são ainda um referencial para mim enquanto profissionais do magistério e também como pessoas. Ontem sai da escola mais completo, deixei a minha aula um pouco melhor do que havia entrado e tive a certeza absoluta que havia sido contaminado por um “virus” do qual não quero me curar, me vacinar ou tomar qualquer precaução. Saí na certeza de que meus alunos, além de aprenderem comigo haviam feito algo que iria me transformar para sempre: me contaminado com suas inteligências. E a eles e tantos outros alunos que passaram pela minha vida é que terei que ser grato porque mesmo quando eu estava aparentemente “imune” eles conseguiram me contaminar e me fazer um professor mais completo a cada aula.

Homenagem aos meus alunos das turmas de Administraçao do Instituto Aplicado de Educação Superior - IAES bem como a coordenação e os demais professores.