Passante

Seu barulho característico para muitos é abençoado, para outros é assustador! Com ele, nada de timidez, ele, sempre aparece para abafar. Esteve e está sempre presente na história do homem, desde que, o mundo é mundo, (e, o homem adquiriu consciencia), ou, antes dele... dizem, que é precursor do Big Bang, a tal da grande explosão, originária de tudo!

Mesmo adormecido, ele, pode acordar e transformar a paisagem. Desafiá-lo é um perigo, sua força não pode ser medida, por isso, os mais velhos alertam: brincar com ele, sempre acaba em choro!

Quando ele passa sentimos seu odor, ora fétido, como lá em Dachau e Buchenwald. Longas filas a espera da morte! A voz do Führer para seus subordinados ordena: “A guerra deverá ser de extermínio. Matem sem compaixão ou misericórdia todos os homens, mulheres e crianças de descendência ou de língua polonesa,...”. Assim foi feito! Ordem é ordem! Ele lambeu com rapidez milhares de vida!

No dia-a-dia podemos tê-lo sempre ao nosso lado. Quando ele passa sentimos seu odor, agora, perfumoso! Culinária! Amigo incontestável, aliado das mulheres para agarrar um marido. Pego pelas narinas e pelo estômago. No sul, ele deve estar presente para que, a parrilhada possa ter êxito.

Houve um período na Grécia Antiga que ele foi retirado da convivência humana pelas mãos de Zeus... enfurecido pelas artimanhas ardilosas dos humanos, contra ele, Zeus! Contudo, Prometeu aproveitando de uma bobeira do Olimpo, o rouba e devolve a humanidade. Prometeu, meu herói, ou melhor, nosso herói! Desse dia em diante este passante mudou nossos hábitos.

Aqui no interior, ele, macula nossas cidades, com o negror da sua fuligem, adoece a população... Uma centelha na mão errada, desgraça feita, o faz perder o controle, saí por aí, descendo morros, correndo vales, matando animais e aves nos ninhos, destruindo o solo. Ele se tornou um dos maiores inimigos das matas e florestas.

Ele serviu de sinal no topo de um monte para Isabel contar para a sua prima Maria, sobre o nascimento do seu primogênito João Batista. Ele lambeu em minutos a vida de Joana d'Arc na plataforma montada para sua execução. Intempestivo por natureza foi através dele, que a Fênix ressurgiu das cinzas.