CORREDOR DA MORTE PRECOCE.

Moro na cidade, sou da cidade, freqüento a cidade, sou cosmopolita e como pessoa um cidadão do mundo pela razoável informação que dele tenho, pessoal, e o conhecendo “vis a vis”.

Mas está se tornando insuportável para a humanidade a que pertenço esta torrente que desce como lava pela encosta da globalização, se aglomerando nas cidades, preenchendo todos os espaços sadios e tornando-os doentes, assolando o mundo com terrores e horrores.

O malthusianismo do final do século XVI tinha razão, nele há a boa razão no sentido preventivo, e a má razão que faltava com ética, determinando o controle de natalidade entre trabalhadores humildes e pobres. Esqueceu da igualdade entre todos.

O anglicano Thomas Robert Malthus, religioso e economista, em sua famosa teoria, segundo a qual a razão para a existência da miséria e das enfermidades sociais estaria situada na incompatibilidade entre a capacidade de produção de alimentos, ocorrente em progressão aritmética, diante da explosão demográfica originada na progressão geométrica, traria graves desordens.

O banquete da natureza não colocou a mesa para tantos....dizia.

O fator produção de alimentos, hoje, pela tecnologia instalada, não caracteriza problema, mas sua distribuição.

Some-se a isso outros fatores que levaram às depressões econômicas conhecidas, de 1929 e a atual, intercaladas por falsas aparências econômicas de sucesso como da URSS e outras de menor porte.

A selvageria consumista é um dos pilares da dissipação.

Na China a natalidade em quatro décadas desceu para a metade sob métodos indesejados. Rigorosos e desumanos.

O grande vetor é a qualidade de vida que assola as cidades que caminham pela concentração demográfica para uma desordem vivencial que se projeta em um não-viver espelhado na saúde e outros requisitos mínimos de dignidade.

Embora desçam às taxas dos núcleos educados como no Brasil vem acontecendo, para números europeus, não se dá o mesmo com camadas pobres.

Em 2020, 90 % da população habitará cidades.

Habitará ou estarão em corredor da morte precoce?

Celso Panza
Enviado por Celso Panza em 23/10/2012
Reeditado em 24/10/2012
Código do texto: T3947988
Classificação de conteúdo: seguro
Copyright © 2012. Todos os direitos reservados.
Você não pode copiar, exibir, distribuir, executar, criar obras derivadas nem fazer uso comercial desta obra sem a devida permissão do autor.