DEUS DESCONHECIDO.....
Entrando no Areópago o grande Paulo de Tarso colocou para os presentes sua mente brilhante dizendo que considerava Atenas a cidade mais religiosa do mundo, pois além dos incontáveis deuses que figuravam na estatuária, estava uma inscrição significativa que lhe chamara a atenção: "Ao Deus Desconhecido", dizia ela.
Havia um Deus ignorado, mas ainda que desconhecido, era digno de veneração.
O “Deus Desconhecido” continua ser referência do homem. E são muitos deuses, mesmo os ateístas têm seu deus “desconhecido”, mas configurado, procurem-no....e lá está. Basta um pequeno “logos” para conhecê-lo. Mesmo no niilismo há um Deus...desconhecido.
Darwin o conhecia como Supremo Arquiteto, Kant como a necessariedade indemonstrável, eram cientistas, tinham deuses desconhecidos.
O humanista Gandhi entendia, embora ateísta, que Deus se manifesta em todas as coisas. Basta procurar Deus na história dos homens, os mais eminentes.
A existência desse deus abstrato junto a tantos cultuados e visíveis nos variados locais atenienses, mostrara a Paulo ter o nascente cristianismo um ponto comum com os deuses atenienses, o Deus de Paulo não habitava nenhum templo feito pelo homem, e não era servido por mãos humanas.
É como os deuses dos gênios agnósticos.
Um "Deus desconhecido", dos agnósticos,um deus que não habitava nenhum templo, como o de Paulo.
Essa razão foge ao desate desse nó até hoje , razão que a razão desconhece, e por isso são deuses desconhecidos, MAS NECESSÁRIOS....O por que(?) é de cada um....seu achado igualmente. Consulte-se a história....dos homens.
Com a chegada de Paulo, filósofos, supõe-se que estoicos e epicuristas, tinham curiosidade de conhecer o evangelista, gostavam de ouvir o novo, principalmente daquele grande tribuno e notável advogado transformado.
Ele fora falar sobre um fato que ninguém percebe muito, todos têm seu DEUS DESCONHECIDO, mas têm.....