Não vendamos nossos votos

É horrível, vergonhoso mesmo, ver políticos capazes de tudo para ganhar uma eleição. Nestes últimos dias de segundo turno das eleições para prefeito, sabemos que a venda de votos é uma das muitas estratégias sujas que esses políticos usam para vencer. Dão desde notas de R$50,00 a dentaduras. O problema é que há quem vota em troca dessas mixarias, contribuindo para botar gente corrupta e que só tem compromisso com seus interesses em cargos importantes.

Já me perguntaram se eu venderia meu voto. Se alguém aparecesse me dando muito dinheiro, eu não venderia meu voto. Eu diria mesmo:"Eu não vou vender meu voto a troco de nada, porque voto não compra e vende, voto é para se dar a quem merece e seu candidato, tentando comprar o meu voto, prova que não o merece." Além de não vender meu voto, eu iria fazer propaganda negativa desse candidato.

Talvez alguém diga:" E se você estiver precisando do dinheiro?" E receber R$50,00 ou uma dentadura hoje vai compensar ajudar a botar no poder um político corrupto, que, com certeza, não contribuirá para melhorar os serviços de saúde, limpeza, segurança e educação na minha cidade? O preço que eu vou pagar lá na frente será bem maior do que qualquer beneficiozinho que eu recebo hoje para votar num candidato desprovido de moral e dignidade, não é?

O bom seria (embora eu admita que isso possa parecer ingênuo da minha parte) que toda pessoa se recusasse a vender seu voto e o dissesse em voz bem alta, para que esses candidatos entendam que não somos alienados e temos dignidade, para desistirem dessa prática imunda. Infelizmente, sei que não é todo mundo que pensa assim. Mas deveriam. Quem vende seu voto não tem isenção para reclamar dos políticos corruptos nem para cobrar que eles sejam condenados por seus crimes. No final, os eleitores que agem dessa maneira são tão ou mais culpados do que esses políticos desse vergonhoso quadro de corrupção que existe em nosso País.