METEM... O QUÊ MESMO?

e souza

Dia desses escrevi sobre um gatuno, quero dizer, gato, um bichano, o felino peludo, preguiçoso, encostado, folgado, natural dorminhoco. A repercussão foi um pouco negativa, alguns disseram que fui injusto com o “dono” do bicho e outros que fui injusto com o peludo, pobre gatinho que de tão pequenino e branquinho, parecia um chumaço de algodão, mas a julgar por seus atos demoníacos mais parecia uma onça albina. A personagem expia a pena vitalícia e sem direito a pedir revisão de tal pena. Que pena! Para atenuar o sofrimento do homem e dar mais uma chance ao gato, criei “O retorno”. O interessante é que “inventei” uma coisa que já existia com o nome de ‘Transmigração de almas’, ou ‘Transmigração progressiva’, mas há quem prefira dizer somente ‘Reencarnação’. A doutrina filosófica chama-se ‘Metempsicose’, seria verdadeira se por ela entendesse a progressão da alma de um estado inferior para um superior. Fonte: (O Livro dos espíritos, Allan Kardec, Editora Lake). Acabei descobrindo que tenho lapsos de uma espécie de oligofrenía ortográfica. Outro dia fui escrever paraquedas e tive de consultar a nova ortografia para saber se era “para-quedas” ou “paraquedas” e acertei paraquedas, mas isso nada mais é que uma espessa camada de fumaça de burrice que me abate o entendimento me fazendo de cronista a crônico candidato a um intensivo de alfabetização. “Metempsicose” é a doutrina, segundo a qual uma mesma alma pode encarnar sucessivamente corpos diversos, homens, animais, ou seja, “transmigração”, mas o livro dos espíritos desmente isso. Mas nem tudo é perfeito, agradei uns tantos, mas com outros não foi bem assim.

A verdade é que quando procurei como “mentem psicose”, devia ter procurado “Metempsicose”. Descobri também que em outra vida acho que fui um Mentecápto.

edsontomazdesouza@gmail.com

E Souza
Enviado por E Souza em 21/10/2012
Reeditado em 26/07/2014
Código do texto: T3944111
Classificação de conteúdo: seguro